Eu já começo esse post deixando claro que eu odeio o verão pelo simples fato de eu odiar suar, então quando chega o verão eu já sei que eu vou sofrer um pouco. Outra coisa que me incomoda muito no verão, tirando o fato de ser quente demais, é o tanto de mosquitos que decidem surgir absolutamente do NADA! Você também já reparou nisso? É só dar um calorzinho que esses insetos voadores e irritantes começam aparecer de monte, seja na sua casa, no seu trabalho, na sua faculdade: Eles sempre estarão lá pra te incomodar.

Tendo isso em vista, comecei a me perguntar o porque disso acontecer… será que existe algum motivo que explique o porque dos mosquitos se multiplicarem no verão e desaparecem no inverno? É o que iremos descobrir hoje!

por que existem mais mosquitos no verão do que no inverno

Bom, no verão, os mosquitos tendem a se proliferar mais pois a estação colabora para que seu ciclo reprodutivo funcione mais rápido. Caso você não saiba, o calor e a umidade acabam diminuindo esse ciclo de reprodução, ou seja, o processo de ser posto os ovos até o mosquito entrar na fase adulta, acaba se tornando mais rápida no verão. Com isso, o ciclo de vida do inseto acaba sendo acelerado por conta do clima quente.

Os mosquitos conseguem viver muito bem em temperaturas acima de 30ºC, sem falar também que eles adoram água limpa e parada, ou seja, as chuvas do verão também colaboram para a maior proliferação dos mesmos. Vale ressaltar aqui que devemos redobrar nossa atenção com água parada nesta estação, afinal o Aedes aegypti também é um mosquito que adora colocar seus ovos nesses lugares e se não tomarmos cuidado, corremos risco de pegar alguma doença, como por exemplo: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

por que existem mais mosquitos no verão do que no inverno 1

Mas e por que no frio os mosquitos “desaparecem”? Bom, a resposta é bem simples: Eles morrem. Sim, eles acabam morrendo por não aguentarem as baixas temperaturas. Os mosquitos só não entram em extinção pois não são todos que estão na fase adulta nessa época.

Como evitar essa proliferação?

Bom, existe algumas técnicas que podem ajudar a evitar a proliferação de mosquitos, pelo menos em sua casa. Umas das dicas dadas por especialistas é não deixar vasilhames virados para cima, porque dessa forma eles não acumulam água parada, impossibilitando os mosquitos de depositarem seus ovos. Quando sair de casa é sempre importante também ser passado o repelente, para que assim você não seja picado.

por que existem mais mosquitos no verão do que no inverno 2

E aí, o que achou da curiosidade? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀