Se você tem um amigo nerd que sempre comenta sobre Star Wars, O Guia do Mochileiro das Galáxias e afins, você já deve tê-lo visto comemorando o dia da toalha. Isso porque esta é uma data muito importante para todos os adeptos da cultura nerd. Pessoas fazem homenagens à Douglas Adams neste dia, fazem maratona dos filmes de Star Wars, entre várias e várias coisas. O dia da toalha é comemorado no dia 25 de maio de todos os anos. E além de ser o da toalha, também passou a ser considerado o dia do orgulho nerd. Portanto, se você adora essa cultura geek e nerd e não sabia desse dia, ou o porquê de sua existência… chegou a hora de descobrir!

O que é o Dia da Toalha?

Dia da Tolha

Escolhendo a data

Tudo começou no ano de 2001. No dia 11 de maio daquele ano, o escritor Douglas Adams, infelizmente, veio a falecer. Ele era um dos maiores nomes da cultura pop ainda vivos, pois é o escritor de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os fãs, então, resolveram escolher um dia para homenagear o escritor. O problema é que passaram dias com eles tentando decidir uma data que fizesse referência ao número 42. Isso porque, nos livros, este número é considerado a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

Diversas ideias foram sugeridas como usar o 42º dia do ano, ou esperar o 42º dia após a morte de Douglas.

Contudo, passaram-se quase duas semanas da morte de Adams e os fãs ainda não haviam se decidido. Então, a solução mais prática foi esquecer a ideia de relacionar a data com o número 42 e escolheram um dia qualquer: 25 de maio.

Por que Dia da Toalha?

Dia da Toalha

Batizaram, então, de dia da toalha. Pois, no livro, descobrimos que a toalha é o utensílio mais importante de um mochileiro das galáxias, por possuir diversas utilidades. Dentre elas, o livro cita:

“você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”.

Então, de onde surgiu o “Dia do Orgulho Nerd”?

Star Wars Day | Dia da Toalha

O dia da toalha só veio a ser unido com o chamado Dia do Orgulho Nerd no ano de 2006. Isso porque foi descoberto que naquele dia, também, havia sido o dia que Star Wars teria ido aos cinemas pela primeira vez. Contudo, já existe o dia da franquia Star Wars, o dia 4 de maio, devido à sonoridade em inglês de “May 4th”, que lembra a frase “May the force be with you”. Então, os fãs de Adams que, em quase unanimidade, são nerds, batizaram o Dia da Toalha, também, como Dia do Orgulho Nerd.

Então esta é a história!

Confira também: A origem do cumprimento do Spock de Star Trek!

Mas e você? Já sabe o que vai fazer neste dia da toalha? Queremos saber! Então… não entre em pânico e carregue sua toalha! 😀