Quando se escreve para um site de curiosidades, tudo acaba virando tema para post, até mesmo os mais bizarros que você possa imaginar. Eu estava esses dias lendo algumas reportagens na internet, em busca de inspirações de posts para trazer aqui para vocês e acabei me deparando com algo extremamente interessante e um tanto curioso: Afinal, o pum da vaca faz mal para o meio ambiente? Esse questionamento acabou aguçando minha curiosidade e foi quase impossível eu evitar de trazer ele para cá.

Tendo isso vista, hoje irei de uma vez por todas tirar essa dúvida não só da minha cabeça, mas da de vocês também, afinal se você está aqui é porque você quer saber se a vaca pode prejudicar o ambiente com seus pum’s. Espero que gostem! Ah, e não se esqueça de nos seguir lá no Instagram: @tricuriosoblog

vaca

Afinal o pum da vaca é prejudicial ao meio ambiente?

Para minha surpresa, o caso é mais sério do que aparenta ser, afinal o pum da vaca é sim prejudicial ao meio ambiente (e bota MUITO prejudicial nisso). A questão é que durante a digestão, tanto o boi quanto a vaca produzem muito metano, um gás que contribui com 23% do efeito estufa e é 21 vezes mais ativo que o gás carbônico na retenção dos raios solares que aquecem o nosso mundo.

Para você ter uma noção do problema que temos todos os dias, aí vai uma informação muito importante: Aqui no Brasil, os rebanhos de bovinos e outros ruminantes (cabras, ovelhas, búfalos…) são responsáveis por cerca de 90% do metano gerado em todo país. No mundo, esse índice cai para 28%. Com isso, podemos concluir que nosso país é um dos que mais produzem metano por meio de animais.

vaca

Mas como esses animais produzem o metano dentro deles? Bom, esse gás é produzido por bactérias do rúmen (uma das quatro cavidades do estômago dos bichos), que ajudam a retirar a energia dos alimentos que o gado come. Vale lembrar que o gás metano expelido pelas vacas e pelos bois não são eliminados apenas através do pum, mas também pela boca, como se fosse um arroto. Bem curioso, não?

Então o pum desses animais são os que mais contribuem para o aquecimento global? Negativo meu caro amigo. É fato que o gás metano expelido pela vaca prejudica sim o ambiente, porém o maior responsável pelo excessivo aquecimento global é o gás carbônico emitido por fábricas e carros. No caso dos animais, é inviável reduzir a emissão de gás metano emitido por eles usando alguma espécie de dieta, pelo simples motivo disso atrasar e prejudicar a saúde do animal.

vaca

Leia também: Para que serve o pum?

Mas e aí, ficou surpreso com está incrível curiosidade? Você já sabia? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar com um amigo 😀