Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Por que alguns homens não conseguem ter barba?

Homem sem barba

Embora os pelos faciais sejam uma das características mais marcantes do sexo masculino, você já deve ter percebido que alguns homens não conseguem ter barba. De fato, tal incapacidade de cultivar um denso arbusto de pelos, que é aparentemente o principal indicador de virilidade e masculinidade, pode ser algo bastante frustrante para alguns. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Bem, se ajudar, deixe-me garantir que não é sua culpa. A culpa é… dos seus pais! Ainda assim, a boa notícia é que existem soluções experimentais que podem driblar essa “incapacidade” que serão abordadas em breve. Porém, precisamos entender primeiramente por que masculinidade e barbas são coisas bastante diferentes, para a surpresa de muitos.

A principal razão por que alguns homens não conseguem ter barba

Alguns homens não conseguem ter barba

É bem provável que você já saiba que a testosterona e o estrogênio estimulam e regulam as características sexuais de homens e mulheres, respectivamente. Nos homens, essas características incluem o crescimento de pelos faciais e virilidade sexual. No entanto, isso não quer dizer que os homens sem barba carecem da testosterona se comparados aos barbudos de plantão.

Na verdade, em termos de testosterona, todos os homens são quase iguais. De fato, exceto por alguns, a maioria dos homens possui os mesmos níveis de testosterona. Na prática, os que têm níveis normais não enfrentam problemas como virilidade diminuída, fadiga crônica ou o desenvolvimento de características verdadeiramente femininas, como tecidos mamários. No entanto, o que diferencia a multidão barbada daqueles de queixo limpo é como seus genes reagem à testosterona. Ou seja, é algo simplesmente genético.

É importante deixar claro que os pelos em geral, sejam eles na região facial ou em outros lugares, crescem quando a dihidrotestosterona (DHT), uma molécula sintetizada a partir da testosterona, se liga aos receptores da pele. Dito isto, o crescimento dos pelos não é determinado pela própria testosterona, mas pela forma como esses receptores respondem a ela.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Da mesma forma, a sua sensibilidade é determinada pelos seus genes. Portanto, se você deve culpar alguém, são, como eu disse anteriormente, seus pais. Porém, a questão é que isso também se resume ao acaso. Basicamente, as mutações são aleatórias e imprevisíveis. Desse modo, embora a descendência de um homem sem barba esteja predisposta a também não ter uma barba de tamanho considerável, isso nem sempre é o caso.

O que os homens que não conseguem ter barba podem fazer para contornar esse “problema”?

Homens não conseguem ter barba

Antes de tudo, se este é o seu caso, verifique se você não tem alopecia. A alopecia é uma condição que torna os pacientes severamente carecas e sem pelos. O que é mais comovente nisso é o fato de ser uma consequência de um erro raro cometido por nossos corpos geralmente conscientes. Basicamente, ela é causada quando o sistema imunológico ataca por engano os folículos capilares, a região onde o crescimento capilar começa.

O dano nem sempre é permanente, mas a razão pela qual é importante diagnosticar o mais rápido possível é que os suplementos prescritos por um dermatologista para tratar essa condição são diferentes dos suplementos prescritos para o crescimento de pelos faciais comuns. Vale destacar que existem vários produtos no mercado (como cremes e suplementos) destinados ao crescimento de pelos faciais. Por isso, você pode tentar consultar um dermatologista para encontrar um adequado ao seu tipo de pele.

Considerando que você não sofre com alopecia, lembre-se também que, como a testosterona ocorre naturalmente em seu corpo, isso significa que existem maneiras de aumentá-la sem suplementos. Levantar pesos e se exercitar são atividades que podem ajudar. Além de se exercitar, você deve consumir muitos carboidratos, proteínas e aumentar a quantidade de “gorduras boas” em seu corpo. Em suma, isso aumenta seu nível de energia e melhora o metabolismo.

Uma palavra final

Homem barbudo

Por último, é importante mencionar que, quanto mais sensível o corpo é à DHT, mais suscetível ele é a ficar careca. Em resumo, existe uma grande troca em jogo aqui. Homens que ostentam barba assim que entram no ensino médio, por exemplo, podem ter uma chance maior de “cultivar círculos” na cabeça ou ficar completamente carecas à medida que envelhecem. Por outro lado, homens que não conseguem ter barba provavelmente reterão seus cabelos preciosos.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Portanto, mesmo que você pareça muito mais masculino com uma barba como a do Jason Momoa ou aparente ser um cara muito legal como um hipster do Vale do Silício, o custo de ficar prematuramente careca pode parecer algo um tanto melancólico. No fim, tudo vai depender mesmo da sua genética.

Leia também: A curiosa história do homem que foi preso por ter barba
Leia também: Por que a barba coça?

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

Chaves é sem dúvidas alguma um dos melhores seriados já exibidos na televisão. Criada por Roberto Bolãnos, a turma do Chaves foi exibida aqui...

Curiosidades

Você com certeza já deve ter assistido à algum jogo de futebol na vida, certo? Ok, então acho que você também reparou que quando...

Especial

Uma das grandes discussões presentes hoje no Brasil inclui a legalização de produtos CBD com fins medicinais. Felizmente, para quem aguardava ansiosamente, hoje temos...

Curiosidades

Os restaurantes fast food são bastante frequentados, principalmente para quem precisa fazer um lanche de baixo custo e delicioso. existem diversos desses restaurantes espalhados...