Certamente você já reparou na imensa bagunça que vemos nos postes de energia causados pelas empresas de telefonia. Finalmente alguém além de nós viu também. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) juntamente com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) ordenaram que a Claro, Oi, TIM e Vivo organizem suas instalações nos 2.129 postes da concessionaria de energia AES Eletropaulo.

A AES Eletropaulo ja tinha até mesmo aberto um processo em 2016 contra as operadoras da Aneel. Atualmente as operadoras precisam pagar R$3,14 por ponto de fixação quando desejam instalar novos cabos onde a responsabilidade da ocupação é da empresa de energia elétrica. Segundo declarado, as operadoras terão 90 dias para organizar todas as instalações nos postes da AES Eletropaulo, caso não ocorra a distribuidora de energia possuirá autorização para remover todos os cabos.

fios organizados tricurioso 1

Apesar da estética melhorar consideravelmente com a organização dos cabos, o ideal era que todos fossem embaixo da terra como ocorre em algumas partes de Brasília, por exemplo. Porém, segundo a AES Eletropaulo, essas obras levariam 33 anos e custaria R$100 bilhões que aumentaria muito a conta de luz. Agora, é torcer para que essas ordens de organização de fios ocorram em todas as cidades do Brasil para que possamos ter uma visão limpa de cada local.

Concorda com a decisão conjunta da Anatel e Aneel? Comente!