Certamente você já reparou na imensa bagunça que vemos nos postes de energia causados pelas empresas de telefonia. Finalmente alguém além de nós viu também. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) juntamente com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) ordenaram que a Claro, Oi, TIM e Vivo organizem suas instalações nos 2.129 postes da concessionaria de energia AES Eletropaulo.

A AES Eletropaulo ja tinha até mesmo aberto um processo em 2016 contra as operadoras da Aneel. Atualmente as operadoras precisam pagar R$3,14 por ponto de fixação quando desejam instalar novos cabos onde a responsabilidade da ocupação é da empresa de energia elétrica. Segundo declarado, as operadoras terão 90 dias para organizar todas as instalações nos postes da AES Eletropaulo, caso não ocorra a distribuidora de energia possuirá autorização para remover todos os cabos.

Fios em postes de energia elétrica deverão ser organizados em São Paulo nos próximos 90 dias

Apesar da estética melhorar consideravelmente com a organização dos cabos, o ideal era que todos fossem embaixo da terra como ocorre em algumas partes de Brasília, por exemplo. Porém, segundo a AES Eletropaulo, essas obras levariam 33 anos e custaria R$100 bilhões que aumentaria muito a conta de luz. Agora, é torcer para que essas ordens de organização de fios ocorram em todas as cidades do Brasil para que possamos ter uma visão limpa de cada local.

Concorda com a decisão conjunta da Anatel e Aneel? Comente!