Estamos em um grande período de instabilidade política onde vimos nossa ex-presidente Dilma Rousseff sofrer um impeachment e ser substituída pelo atual presidente (que até então era vice) Michel Temer. Também vimos diversos presidentes serem eleitos tais como Lula, Fernando Henrique Cardoso e etc. Mas afinal, quem foi o primeiro presidente do Brasil? A gente conta para você!

Nosso primeiro presidente se chamada Marechal Deodoro da Fonseca. Nascido em Alagoas, ele foi o primeiro presidente do Brasil juntamente com Floriano Peixoto, seu vice-presidente. Eles não foram eleitos através de eleições diretas – que ocorrem quando a democracia é exercida através do voto – mas sim por uma iniciativa de eleições indiretas através do Congresso Nacional.

quem foi primeiro presidente brasil tricurioso 1

Então, em 15 de novembro de 1889, o então presidente proclamou a república e assumiu governo do país após a intervenção militar. Porém, sua gestão é definida até hoje por diversas crises políticas e econômicas além de causar grande revolta por seu autoritarismo. Em função de todos os problemas enfrentados, seu mantado não durou muito e teve seu fim em 23 de novembro de 1891.

Após seis anos da criação da República, Prudente de Morais foi eleito Presidente do Brasil através de eleições diretas. Ele nasceu em Itu, São Paulo, e era um advogado e político representante da oligarquia cafeeira da época. Enquanto presidente, pode ver a grande Guerra de Canudos que ocorreu na Bahia – conflito travado entre integrantes de um movimento popular liderado por Antônio Conselheiro contra o exército.

Você lembrava disso das aulas de história? Comente!