Não sei você, mas eu sou apaixonada por desenho animado até hoje, mesmo tendo 21 anos. Eles são tão puros, engraçados e leves que nos permitem relaxar e curtir uma boa e divertida história. Porém, ao ligar a televisão e assistir Ursos sem Curso, me veio uma curiosidade a mente: Qual foi o primeiro desenho animado do mundo? Vamos descobrir!

Primeiro, precisamos compreender o que significa o termo ‘desenho animado’. Esta é a forma como o processo onde um fotograma de filme – desenhado na maioria das vezes – é gerando em sequência dando a sensação de movimento. Dentro desta concepção, o primeiro desenho animado da história se chama Fantasmagorie e foi criado em 1908 por Émile Cohl.

fantasmagorie primeiro desenho animado historia tricurioso 1

Esta é uma animação extremamente simples e sem áudio onde podemos ver um personagem formado por traços passear pela cidade. Para compor esta animação foram necessárias 700 imagens exibidas em sequência. Uma curiosidade interessante é que, apesar do desenho demonstrar ser feito de giz em um fundo escuro, na verdade isso só ocorreu em função de um efeito de negativo feito sobre o desenho original. Ou seja, simplesmente as cores foram invertidas. Confira a animação!

Gostou da animação? Já a conhecia? Comente!