Você provavelmente teve seu primeiro contato com as histórias em quadrinhos através do Mauricio de Souza quando você ainda era criança, não é mesmo? Eu lembro que quando terminava uma prova e ainda não podia sair da sala, a professora deixava ler Turma da Mônica para passar o tempo… e cara, era incrível. Pensando nessa época em que eu não precisava me preocupar com nada, decidi trazer para vocês quem inventou as histórias em quadrinhos. Espero que gostem!

Richard Outcalt foi o homem que inventou as histórias em quadrinhos moderna lá no ano de 1895. Naquela época os quadrinhos já possuíam uma linguagem onde eram utilizados um personagem fixo, uma ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, este formato teria surgido originalmente como tirinhas nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid, criado pelo próprio Richard. Para você ter noção do sucesso dessa tirinha, os melhores jornais da cidade brigaram bravamente para ter Yellow Kid em seus jornais. Isso é que ter o trabalho valorizado, não é mesmo meus amigos?

quem inventou as histórias em quadrinhos

Porém, se formos analisar o passado, podemos perceber que Outcalt não teve uma ideia de contar histórias através de desenhos simplesmente do nada, afinal, as pinturas rupestres feitas por homens pré-históricos já faziam isso, onde eles mostravam como eram suas aventuras de caçada ao alimento. Outra coisa que pode ser considerada uma “vovó” dos quadrinhos são os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra.

Mesmo que esses dois exemplos tenham usado imagem e texto antes do Yellow Kid, as características mais marcantes dos quadrinhos como balõezinhos de dialogo só vieram a surgir com ele, por esse motivo ele é considerado o primeiro de todos no ramo. O que você achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar para os amigos, assim você estará ajudando, nós, do TriCurioso 😀