Este com certeza também faz parte da minha amada lista de chás favoritos que, ultimamente, parece interminável. A erva-doce é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais cuja origem se deve ao Mediterrâneo que possui clima temperado e subtropical.

Seus benefícios são diversos e só para ter um gostinho, saiba que o chá de erva-doce é um excelente anti-espasmódico, estimulante, relaxante, vermífugo, anti-reumático, anti-inflamatório, diurético e ainda é anti-oxidante, o que descobrimos nas matérias anteriores que é muito importante na prevenção de inúmeras doenças. Pois bem, chega de enrolação e vamos conhecer agora alguns dos diversos benefícios do chá de erva doce!

Auxilia no combate ao mau hálito

Algumas pessoas acabam desenvolvendo problemas digestivos que tem como consequência a halitose, popularmente conhecida como mau hálito. Nesses casos o chá de erva doce pode ser um grande aliado porque além de auxiliar na digestão, o mesmo possui um aroma fresco. O chá, inclusive, pode ser utilizado como enxaguante bucal.

Diminui a sensação de inchaço

Em função de suas propriedades diuréticas, a bebida quente pode ser um grande aliado na hora de se livrar da retenção de líquido, assim terminando com o inchaço.

Auxilia no alívio da cólica em bebês

Se o seu pequenino tem sofrido com as incômodas cólicas, o chá de erva doce pode ser uma solução extremamente bem-vinda. Este é tradicionalmente utilizado como remédio e, através de um estudo publicado na Alternative Therapies, 65% dos bebês que participaram da pesquisa ficaram sem a incômoda dor após ingerirem o chá. Porém, vale ressaltar que este assunto deve ser conversando com seu pediatra de confiança antes de ser aplicado.

beneficios cha erva doce tricurioso

Nutrientes e mais nutrientes

A erva-doce é conhecida por ser extremamente rica em nutrientes muito importantes para um bom funcionamento do seu organismo, são eles fibras, ferro, cálcio, cobre, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Grande heroína do sistema digestivo

O chá de erva doce pode ser um grande aliado na hora do sofrimento com a digestão. Segundo pesquisas, a bebida quente ajuda na espontaneidade da motilidade gástrica – capacidade de movimentação – e também da secreção de ácido gástrico. Inclusive, o chá é capaz de eliminar a dor intestinal de pacientes com colite crônica não específica que, em termos mais leigos, é um tipo de inflamação no intestino grosso.

Diga adeus aos sintomas menstruais e da menopausa

Este é um maravilhoso remédio natural para a dismenorreia, popularmente conhecida como cólica menstrual. Como é um poderoso anti-espasmódico, fito-estrogênico e anti-inflamatório, o chá consegue acalmar os músculos uterino e diminuir as dores. Inclusive, suas propriedades fito-estrogênicas são capazes de controlar os níveis de estrogênio, assim acalmando os sintomas da menopausa tais como as ondas de calor.

Previne Alzheimer, câncer, Parkinson e outras

Isso em função de sua importante propriedade antioxidante que combate os radicais livres. Caso você não saiba, essas substâncias malignas são as responsáveis pelo desenvolvimento de terríveis doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e derrames.

Efeitos colaterais e cuidados

Como eu sempre digo, tudo é bom quando utilizado em equilíbrio. Caso você exceda na quantia de chá de erva doce pode acaber sendo surpreendido com coceiras, erupções cutâneas e fotodermatite. Além disso, mulheres grávidas e pessoas com histórico de convulsões ou ainda que tomam remédios para conte-las não devem tomar o chá. Mulheres em fase de amamentação e com condições estrógeno-dependentes precisam consultar seus médicos antes de utilizar a bebida.

Gostou das informações? Comente!