Felizmente, fui abençoada com a perda desse ‘dom’ ao longo dos anos, porém acho extremamente engraçado e divertido fazer cócegas nas pessoas. Minha mãe, por exemplo, não pode nem ouvir a palavra sem se contrair e já começar a rir antes mesmo de eu toca-la. Mas afinal, para que servem as cócegas? É hora de descobrir!

Proteção

As cócegas tem um grande papel na hora de nos proteger do ambiente ao qual estamos inseridos. Ela serve como alerta quando há algum inseto andando pela sua pele ou ainda perceber que algo ou alguém está se aproximando, isso porque até mesmo a respiração de outra pessoa é capaz de causar cócegas nos mais sensíveis. O curioso é observar que este mecanismo é muito semelhante ao de ser queimado: ao ter a sensação, o primeiro instinto é se afastar de seu causador, então só ao estar em segurança você percebe o que aconteceu.

Função Social

Apesar de muitas vezes ser agonizante sentir cócegas, na medida certa esta sensação é muito importante para o prazer e felicidade. Durante a infância esta ação promove o desenvolvimento da intimidade entre pais e filhos, além disso o ato também auxilia na integração da criança a novos grupos, assim formando amigos. Já na vida adulta, as cócegas passam a ter outro papel já que aumentam a intimidade dos casais e promove agradáveis momentos de gargalhadas.

para que servem cocegas tricurioso 1

Por que não é possível fazer cócegas em si mesmo?

Esta é simples de responder. Acontece que se o cérebro sabe das vis intenções que temos contra nosso próprio corpo, acontece que ele não é surpreendido. Como dissemos acima, as cócegas tem função de alerta e só são acionadas em situações onde você simplesmente não sabe quando, como ou onde irão surgir. Logo, é impossível fazer cócegas em si mesmo.

Você sofre com as cócegas ou adora incomodar os outros com elas? Comente!