Todos nós já vimos pelo menos uma vez o trio de macacos onde um não vê, outro não ouve e o último não fala, isso porque colocam suas mãos sobre as partes do corpo responsáveis por cada uma dessas funções. Mas afinal, de onde eles surgiram?

Seu nome é Três Macacos Sábios, eles ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um tempo japonês do século XVII que fica no Santuário Toshogu, em Nikkō. Sua origem vem de um antigo provérbio que diz, em tradução livre: “Não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal”. A ligação entre o provérbio e os animais é simples já que saru, em japonês, significa macaco e tem o mesmo som da terminação verbal zaru, cujo papel é de negação às frases.

Macacos

Uma curiosidade interessante é que cada um desses macacos possui um nome próprio. O que não vê se chama Mizaru, o que não ouve se chama Kikarazu e o que não fala e Iwazaru. São seus nomes que formam o provérbio já que miru significa olhar, kiku significa ouvir, iu significa falar e zaru significa negar.  Gostou da origem dos Três Macacos Sábios? Já a conhecia? Comente!