Com seus lindos campos de arroz, praias de areia clara, florestas tropicais cheias de vida selvagem a megacidades abarrotadas de gente, as Filipinas se tornaram um lugar de experiências culturais vibrantes à espera da exploração turística. Confira aqui 13 curiosidades interessantes sobre esse país bastante peculiar do sudeste asiático.

1. As Filipinas foram o primeiro país do sudeste da Ásia a ganhar a independência após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. A nação é na verdade um arquipélago formado por 7 mil ilhas.

2. O país recebeu esse nome em homenagem ao rei Filipe II da Espanha, que colonizou essa parte da Ásia no século 16.

3. Manila, a capital do país, é considerada uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Com uma população de 1.660.714 e uma área de apenas 38,55 quilômetros quadrados, tem uma densidade populacional de 43.079 pessoas por quilômetro quadrado.

fatos curiosos sobre as filipinas 1

4. As Filipinas têm a maior taxa de descoberta de novas espécies animais do mundo, com 16 novas espécies de mamíferos sendo descobertas apenas nos últimos 10 anos.

5. O basquete é o esporte mais popular nas Filipinas. A Liga de Basquete das Filipinas é mais antiga liga da Ásia e a segunda mais antiga do mundo, ficando atrás somente da NBA dos Estados Unidos.

6. O país é considerado a capital das mensagens de texto do mundo. Todos os dias, 35 milhões de filipinos enviam cerca de 450 milhões de mensagens SMS. Isso é mais do que o número total de mensagens de texto diárias enviadas nos EUA e na Europa combinadas!

7. As Filipinas são a única nação majoritariamente cristã na Ásia. Mais de 80% dos seus habitantes se identificam como seguidores do catolicismo romano.

fatos curiosos sobre as filipinas 2

8. De acordo com os costumes filipinos, o ato de abrir presentes imediatamente após a entrega é considerado um comportamento rude.

9. Existem entre 120 e 175 línguas individuais faladas nas Filipinas. O inglês e o filipino (também conhecido como tagalog) são as duas línguas oficialmente reconhecidas do país.

10. Conus gloriamaris é uma espécie de molusco que tem a concha mais rara e mais cara do mundo e é uma das 12.000 espécies de conchas que podem ser encontradas nas Filipinas. As primeiras conchas desse tipo foram vendidas em leilão por cerca de 5 mil dólares.

11. As Filipinas são o lar da maior cobra do mundo, a Píton-reticulada (Python reticulatus), que também é o maior réptil do mundo. Seu comprimento pode chegar a mais de 7 metros e seu peso pode ultrapassar os 120 quilos.

fatos curiosos sobre as filipinas 3

12. O país costuma sofrer pelo menos um terremoto de grande magnitude (7,75 ou mais na escala Richter) a cada 10 anos.

13. A temporada de Natal nas Filipinas começa em setembro e termina com a Folia de Reis em janeiro.

Lugar interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!