Existe um restaurante em Berlim, na Alemanha, onde os clientes não encontram certos tipos de alimentos que seriam facilmente vendidos em outros estabelecimentos do ramo, como queijo, macarrão ou açúcar. Em vez disso, os visitantes do restaurante Sauvage se alimentam com pratos feitos apenas com ingredientes que estariam disponíveis para os nossos ancestrais caçadores do período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra.

O menu inclui saladas com azeitonas, alcaparras, pinhões, pão sem glúten, manteiga à base de nozes, salmão defumado com molho de ervas e vários outros pratos de carnes e peixes. Bolos sem glúten e sem açúcar, como uma torta de abóbora picante, também estão disponíveis para os clientes mais exigentes. Os donos do restaurante deixam claro que a transparência também é muito importante, por isso todos os clientes do Sauvage sabem exatamente quais ingredientes estão comendo em cada prato.

conheca o restaurante que serve comida da idade da pedra 1

O restaurante Sauvage, cujo nome é uma palavra francesa que em português significa “selvagem”, faz parte do movimento da dieta paleolítica, onde os adeptos comem apenas alimentos que estariam disponíveis para os humanos da Idade da Pedra. Isso inclui frutas e vegetais orgânicos, carnes, peixes, ovos, nozes, sementes e ervas. Alguns adeptos mais obstinados constroem um estilo de vida inteiro em torno do conceito, muitas vezes imitando o estilo de vida da era das cavernas.

conheca o restaurante que serve comida da idade da pedra 3

A dieta paleolítica é um fenômeno relativamente recente. Atualmente, essa tendência pode ser vista com mais força em países como os Estados Unidos, onde as pessoas enfrentam vários problemas de obesidade que muitas vezes estão relacionados ao consumo exagerado de comidas provenientes de fast foods. Nos últimos anos, os órgãos de saúde do governo americano têm alertado os cidadãos sobre os males que esse tipo de alimento pode causar, o que inclui o surgimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

conheca o restaurante que serve comida da idade da pedra 2

Vale lembrar que, apesar ser focado na alimentação da Idade da Pedra, o restaurante Sauvage faz o uso de certas conveniências modernas para preparar a comida. Por exemplo, os chefs cozinham os alimentos em um forno de micro-ondas ao invés de uma fogueira a céu aberto. No entanto, isso certamente não tira o brilho das características peculiares do local.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!