A Finlândia é um país localizado no norte da Europa que muitas coisas para se orgulhar. Além de possuir vastas paisagens naturais capazes de tirar o fôlego dos turistas, essa nação é uma das mais desenvolvidas de todo o mundo, oferecendo uma ótima qualidade de vida e estabilidade financeira para os seus cidadãos. Mas outra coisa que chama a atenção é o fato de que esse país é comumente chamado de “terra dos mil lagos”. Mas afinal, por que a Finlândia ganhou esse apelido?

A Finlândia ganhou o apelido pra lá de curioso pelo fato de contar com aproximadamente 187 mil lagos espalhados por todo o seu território. Para se ter uma ideia, uma simples comparação do número de lagos com a sua população revela que estatisticamente existe um lago para cada 26 finlandeses! Por isso, não é surpresa para ninguém que a água represente 10% da área terrestre do território finlandês. Como resultado, a beleza cênica da Finlândia se destaca entre a maioria das outras nações da Europa, se tornado um dos melhores destinos turísticos do continente.

por que a finlandia e chamada de terra dos mil lagos 1

No entanto, você pode estar agora se perguntando: “tá mas, por que a Finlândia tem tantos lagos?” Bem, a maioria dos lagos finlandeses se formaram durante a era glacial da região, há milhares de anos atrás. Naquela época, o território hoje correspondente à Finlândia tinha muitas geleiras. Então, há cerca de 10 mil anos atrás, as geleiras começaram a derreter e deixaram para trás características físicas como vales, depressões, montanhas e depósitos minerais glaciais. Consequentemente, estas características abriram espaço para o surgimento do incrível número de lagos que esse país possui atualmente.

por que a finlandia e chamada de terra dos mil lagos 2

Vale destacar que essa grande quantidade de água têm sido uma grande bênção para a Finlândia, não apenas em relação à beleza natural, mas também em questões econômicas. Em primeiro lugar, os residentes da Finlândia costumam envolver-se bastante na mineração submarina e na pesca. Em segundo, esses lagos fornecem transporte para navios de carga que facilitam o comércio internacional, além de permitir que as pessoas viagem para outros destinos isolados com mais facilidade. Além disso, é importante mencionar que essa grande disponibilidade de água também contribuiu para o sucesso da indústria agrícola da Finlândia, assim como o setor de turismo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!