Imagine que você está dirigindo o seu carro em uma rodovia durante um dia muito quente. De repente, você observa uma poça de água cristalina à sua frente. No entanto, quando você se aproxima, descobre que não existe nada lá, sendo apenas uma miragem. De fato, as miragens são muito interessantes, pois conseguem enganar os nossos cérebros com um simples truque que gira em torno do modo de como a luz viaja e como os nossos olhos absorvem a luz. Que tal descobrir como esse curioso fenômeno funciona?

Para entender como uma miragem se forma, é preciso primeiramente entender como a luz viaja através do ar. Basicamente funciona assim: se o ar da região tiver a mesma temperatura (seja frio ou calor) a luz passa por ele em linha reta, mas se existir uma variação de temperatura constante, a luz seguirá um caminho curvo em direção ao ar mais frio. A explicação física básica para esse fenômeno é que o ar frio tem um índice de refração mais alto do que o ar quente. Como resultado, os fótons (partículas de luz) viajam através do ar quente mais rápido do que no ar frio, pois o ar quente é menos denso.

como se formam as miragens 1

Com isso em mente, podemos concluir que as miragens são um resultado direto dos fótons tomando o confuso caminho das variações de temperatura. É por isso que as condições ideais para a ocorrência de miragens são os dias calorentos e ensolarados, pois a superfície plana absorverá a energia do sol e se tornará bastante quente. Quando surge esse tipo de condição, o ar mais próximo da superfície acaba se tornando bem mais quente e muito menos denso que o ar que se eleva gradualmente com a altura, de modo que a ilusão vem do fato de que o cérebro humano assume que a luz viaja em linha reta.

Vale destacar que as miragens são geralmente classificadas em dois tipos: inferior e superior. Basicamente, a miragem inferior é a mais conhecida, ocorrendo em desertos e em estradas. A miragem superior é bem menos comum, podendo ser presenciada apenas em regiões polares.

E você, já viu muita miragem por aí? Compartilhe o seu comentário com a gente!