Em um mundo tão grande como o que vivemos, é comum encontrarmos pessoas bastante vaidosas e que levam muito a sério a questão da estética, algumas até procuram fazer processos clínicos ou cirúrgicos para chegar até uma aparência considerada muitas vezes como “ideal”.

O cabelo muitas vezes é associado à beleza, ele pode existir de várias cores, formas e tipos, além de permitir modificações. É bem comum que as pessoas cortem os seus cabelos, principalmente os homens, a pessoa que vos escreve por exemplo, precisa cortar de 15 em 15 dias para não virar uma juba. Mas afinal de contas, como nossos cabelos crescem? Bom, continue conosco, pois iremos responder agora mesmo.

Como nosso cabelo cresce?

Como todos devem saber, nós seres humanos somos a única espécie de  mamíferos que possuem pelos com a capacidade de  crescer sem parar pelo corpo e isso pode acontecer por anos, já por outro lado, os demais mamíferos possuem pelos que crescem somente até o comprimento necessário.

O crescimento capilar é sem dúvida alguma uma das coisas mais fantásticas do nosso corpo, isso porque existe todo um processo por trás dele. O fio de cabelo possui a mesma estrutura encontrada nos demais pelos do corpo, porém ele possui as suas particularidades, assim o tornando único e um tanto diferenciado.

Como nosso cabelo cresce?

Divisões da parte interna

A parte interna do nosso cabelo é dividida em três, sendo elas:

  1. Cutícula – Essa é a camada mais externa do cabelo, é ela a grande  responsável por regular a entrada e saída de água da fibra, além disso, é nela onde encontramos a coloração capilar. A cutícula é composta de cinco a doze camadas de células planas que ficam sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à água, que age como um hidratante natural;
  2. Córtex – O Córtex é a região intermediária onde conseguimos transformar de a estrutura do nosso cabelo. É nessa região onde encontramos algumas ligações químicas, sendo elas: ligação salina, ligação de hidrogênio e a ligação de enxofre. O diâmetro do córtex é definido de acordo com o número de células que se encontram no bulbo que podem se multiplicar;

    Como nosso cabelo cresce?

  3. Medula – Essa é a parte central do fio capilar, alguns ão possuem medula, porém isso não modifica em nada a sua estrutura. O canal que se encontras na medula pode estar completamente vazio ou em alguns casos pode estar preenchido com queratina esponjosa. Ainda não se sabe exatamente a função dessa região capilar, porém, acredita-se que ela sirva como uma forma de “direcionador” do fio.

Como o cabelo cresce?

O cabelo é produzido dentro do folículo piloso, uma estrutura que tem o  formato de tubo, lá existe uma outra estrutura que conhecemos como sendo a raiz do capilar. É na raiz onde encontramos células que se multiplicam constantemente, à medida que essa multiplicação vai acontecendo, o fio vai sendo empurrado para fora da pele, fazendo assim com que o cabelo cresça.

O cabelo pode crescer cerca de 1,5 cm por mês, o que pode parecer pouco, porém conseguimos ver uma enorme diferença quando vemos na prática. Ao mesmo tempo em que um fio de cabelo vai caindo ou sendo cortado, outro fio pode assumir o seu lugar e assim continua durante toda a nossa vida.

Como nosso cabelo cresce?

Vale a pena lembrar que sempre devemos ter muito cuidado com o nosso cabelo, principalmente na questão de produtos capilares, por isso é bom procurarmos um profissional experiente e capacitado.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!