Não dá para negar que fenômenos meteorológicos na grande maioria das vezes acabam assustando as pessoas, principalmente se colocar vidas em risco. Com tantos anos em que a terra existe, já foi possível testemunhar vários desses fenômenos, alguns deles acabaram fazendo grandes estragos, enquanto outros causaram consequências mais leves.

Nos últimos dias tem sido bastante noticiado sobre o furacão Dorian que já atingiu o Bahamas e no momento em que está matéria estava sendo escrita, estava seguindo para a costa dos EUA. Como bem sabemos, furacões costumam sempre deixar todos em alerta, porém existem outros fenômenos parecidos com ele, como é o caso do tornado, mas você sabe a diferença entre eles? Caso não saiba, continue conosco, pois iremos explicar agora mesmo.

Qual a diferença entre furacão e tornado?

Furacão

Um furacão nada mais é do que uma tempestade tropical, também chamada de ciclone, ele corresponde a um sistema de baixa pressão, onde a pressão dessa região é bem menor do que a das demais áreas ao seu redor que são instáveis e associadas à formação de nuvens, umidade e ventos fortes.

Um furacão é formado quando ocorre o encontro entre um centro de baixa pressão e águas que apresentam temperatura acima de 26°C, sobre os oceanos tropicais, tal encontro faz com que aconteça o aumento da evaporação das águas do oceano. O ar úmido, mais leve, eleva-se próximo ao centro e sofre resfriamento, formando então grandes nuvens, repletas de umidade. O vapor d’água, ao sofrer condensação, libera calor graças à mudança do estado físico da água.

Qual a diferença entre furacão e tornado?

O calor, então, aquece o ar, que torna a elevar-se, provocando a redução da pressão no centro do sistema. A redução da pressão faz com que o ar desloque-se para o centro do sistema, alimentando-o. Quanto menor a pressão no centro do sistema, mais fortes serão os ventos que giram ao seu redor.

Os furacões possuem um centro de circulação fechada, onde os ventos sopram para dentro, em torno dele. No hemisfério norte, essa circulação ocorre em sentido anti-horário, enquanto no hemisfério sul, ocorre no sentido horário. É necessário que os ventos estejam acima de 119 km/h para que o fenômeno possa ser classificado como um furacão. A intensidade dos furacões é medida através da escala Saffir-Simpson que vai de 1 atá 5, onde 1 causa danos mínimos e 5, danos catastróficos.

Qual a diferença entre furacão e tornado?

Tornado

Por mais que os furacões sejam um dos fenômenos mais famosos, não podemos deixar de lembrar dos tornados que inclusive já ocorreram várias vezes pela terra. Um tornado é uma coluna de ar giratória formada quando uma massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens.

Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio, o ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral. Geralmente os tornados duram menos tempo que os furacões.

Qual a diferença entre furacão e tornado?

No geral, os tornados são fenômenos naturais extremamente poderosos, para se ter ideia, estima-se que eles produzem energia equivalente a uma bomba atômica de 20 quilotons e essa potência pode ir se intensificando cada vez mais. Cada tornado possui um movimento giratório próprio de alta intensidade, o que faz com que eles girem rapidamente com muita força.

Da mesma forma que giram muito rápido, os tornados também se deslocam muito rápido, tanto em linha reta, quanto em sentido irregular. A Escala Fujita é a escala usada para medir a intensidade dos tornados e ela possui 6 níveis que vai do F0, o mais fraco, até o F5, os mais violentos.

Qual a diferença entre furacão e tornado?

Ainda existem outros fenômenos meteorológicos, como é o caso do tufão, por exemplo, porém iremos falar dele e de muitos outros muito em breve aqui no TriCurioso, então continue nos acompanhando. Vale lembrar que temos várias matérias novas todos os dias.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!