Bom, recentemente eu estava almoçando com meus amigos em um restaurante quando de repente um deles dá um grito, como um bom amigo, ao invés de rir da vergonha que ele passou na frente de todos ali presente, perguntei o que havia acontecido e se ele estava bem… Ele me respondeu que estava bem, porém, algo estava o incomodando, no caso os seus dentes siso estavam nascendo. Os meus dentes siso ainda não nasceram, mas quando fui colocar o aparelho fiquei sabendo que tenho 2 na arcada superior que irão nascer em algum momento. Voltando ao meu amigo, ao ver aquela situação decidi pesquisar um pouco sobre esses “adorados” dentes que nascem quando já estamos bem grandinhos e falar alguns mitos e verdades ao seu respeito. Mas antes de começar, vamos dar uma definição para ele. Espero que gostem!

Caso você não saiba, os dentes siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares, sem falar que também são os últimos dentes a nascerem, lembrando que eles costumam aparecer por volta dos 15 a 20 anos. Como eles são os últimos a nascerem, geralmente acabam não tendo um espaço suficiente na boca e quando isso acontece, o siso fica preso embaixo do tecido gengival por outros dentes ou até mesmo pelo osso, podendo causar inchaço ou dor.

o que e dente siso tricurioso

Outra coisa bem importante que devo dizer aqui é que os dentes siso, geralmente, nascem parcialmente e ainda por cima mal posicionados o que pode acarretar em um apinhamento ou até problemas piores. Quando devo retirar o siso? Bom, é recomendando que entre os 16 e 19 anos seja feita uma consulta no dentista para que ele possa te dizer se é preciso ou não fazer a retirada, isso porque antes dos 20 anos o dente possui raízes em menor estágio de desenvolvimento, o que causa menos complicações ao serem removidos.

A retirada é bem simples. Dependendo da situação, o seu dentista poderá usar a anestesia local ou até mesmo a geral que te deixa dormindo durante todo o processo. Após ele ser extraído, você será instruído pelo profissional a o que deve comer e como cuidar da boca nos primeiros dias. Lembrando que inicialmente você pode sentir algumas dores, porém elas se vão com o decorrer dos dias. Vale lembrar que em alguns casos após a extração, é preciso utilizar o aparelho ortodôntico para que possa corrigir o estrago feito.

o que e dente siso

MITOS

Embora muitos achem, por incrível que pareça, não é o dente siso que “entorta” os demais dentes e sim o modo como a boca é usada e o espaço disponível para ele.

Outro mito bem famoso é o fato de ter que esperar o dente nascer para ser retirado. Na verdade, por meio radiografias é possível saber o seu posicionamento e fazer a extração antes mesmo de aparecer na gengiva. Interessante, não?

VERDADES

É comum algumas pessoas nascerem sem o dente siso, já que elas não desenvolveram os terceiros molares, isso acontece porque algumas pessoas nascem sem o “germe” que dá origem ao dente.  Muitas pessoas discordam que é preciso repousar após ter a retirada desses dentes, porém de acordo com os dentistas é preciso sim ter tal repouso. O tempo de descanso vai de acordo com a sua cirurgia, há algumas que deixam a boca sem nenhuma ferida o que obviamente pede um tempo de repouso menor, entretanto há procedimentos mais invasivos, que pedem um tempo de recuperação maior.

O que achou? Comente logo abaixo 😀