Felizmente, eu ainda não tenho nenhum siso e nem sei se irão crescer. Em um raio x, minha dentista viu que só possuo esse dente do mal no lado direito e até hoje eles nunca deram as caras. Porém, o Dudu aqui do TriCurioso já tirou três deles e, ao acompanhar o processo, eu achei muito sofrimento e nunca entendi porque é preciso passar por isso. Então, hoje decidi pesquisar e achei o motivo bem… sem graça. Vamos lá?

Acontece, meus amigos, que como bem sabemos, o dente siso nasce após todos os outros já terem crescido e se espalhado por sua gengiva, por isso muitas vezes você acaba sem espaço na sua boca e, quando o siso começa a nascer, pressiona os outros de sua arcada dentária e causa muita dor e incômodo. Isso quando ele não resolve se desenvolver ainda embaixo da gengiva ou no próprio osso mesmo, causando inchaço, inflamação e a necessidade de uma delicada cirurgia para a remoção.

Siso

Raio-X de uma azarada pessoa que possui os 4 sisos sendo que 2 deles estão crescendo de um jeito bem bizarro. Imagine a dor…

E se você pensa que este é o pior cenário, saiba que algumas pessoas ainda são surpreendidas com o nascimento do siso entre outros dentes, assim provocando MUITA, mas MUITA dor sem contar que destruirá a arcada dentária. Ou seja, se você passou toda a sua adolescência utilizando aparelho dentário e teve esse azar, prepare-se para passar por uma péssima cirurgia de remoção acompanhada de mais alguns anos de aparelho ortodôntico. Triste, mas verdade.

Ou seja, se você começar a sentir certo incômodo na parte de trás de sua arcada dentária, corra para marcar uma consulta e fazer uma avaliação, isso além de preparar o bolso já que essas micro-cirurgias precisam de anestesia e não são baratas. Até o dia da extração, você certamente sentirá dor e incômodo, logo é necessário pedir ao seu dentista a indicação de alguns remédios anti-inflamatórios e analgésicos para que você não passe por tanto sofrimento.

Você já retirou algum siso? Como foi a experiência? Comente!