O óleo de coco é a nova moda, dezenas de pessoas o defendem como um tipo de óleo que faz bem para o colesterol e que pode ser usado para fritar qualquer coisa sem culpa. Mas será que é verdade?

Porém, o que muitos não percebem é que o óleo de coco é uma gordura nada saudável segundo a ciência, isso porque possui níveis de gordura saturada extremamente altos, beirando 86% enquanto a manteiga, por exemplo, tem 51% e a banha de porco 39%. A má interpretação desta gordura está no aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) ao come-la e a comunidade científica enlouquece (hehe). Isso porque ainda existem poucos estudos que comprovem os benefícios ou malefícios do óleo de coco para o corpo humano.

Um estudo realizado pela série Trust Me, I’m a Doctor da BBC reuniu duas professoras da Universidade de Cambridge – KayTee Khaw e Nita Forouhni – que recrutaram 94 voluntários de 50 a 75 anos que não possuíam nenhum histórico de diabetes ou doenças cardíacas. A ideia do grupo era compreender quais os efeitos do consumo de diferentes tipos de gordura no organismo dessas pessoas. Então foram feitos três grupos aleatórios onde todos os dias, por quatro semanas, o primeiro grupo consumiria 50 gramas de óleo de coco extra-virgem (3 colheres de sopa). Já o segundo faria o mesmo com azeite de oliva extra-virgem e o terceiro consumiria a mesma quantia de manteiga sem sal. Era possível consumir a quantia da maneira que desejasse, desde que o fizesse diariamente durante as 4 semanas todos os dias. Também foi feito o alerta de que provavelmente haveria ganho de peso, afinal eles estariam consumindo 450 calorias extra por dia.

oleo de coco tricurioso 1

É claro que antes do teste começar, foram feitos inúmeros exames onde foram constatados os níveis de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom) de cada um, esse dado era muito importante para descobrir qual seria o risco de um ataque cardíaco. Como resultado, quem consumiu manteiga teve o LDL aumentar quase 10% enquanto o HDL subiu apenas 5%. Os que consumiram azeite tiveram uma pequena redução – quase insignificante – no nível de LDL e um aumento de 5% no HDL, o que significa que o azeite é sim saudável. Mas e a resposta que não quer calar?

Óleo de coco faz bem a saúde?

Nesta pesquisa, foi visto que o óleo de coco não apresentou nenhum aumento nos níveis de LDL dos participantes como aumentou em 15% os níveis de HDL dos mesmos, o que são níveis 3x maiores do que do próprio azeite de oliva! Ou seja, as pessoas que consumiram óleo de coco conseguiram reduzir seu risco de terem ataques cardíacos ou AVC. A pesquisadora Khaw ficou bastante surpresa com o resultado.

“Talvez seja porque a principal gordura saturada de óleo de coco é o ácido láurico, e o ácido láurico pode ter diferentes impactos biológicos sobre os lipídios sanguíneos para outros ácidos graxos. A evidência disso vem principalmente de animais, então foi fascinante ver esse efeito em seres humanos”.

Mas agora… Devemos comê-lo?

“Acho que a decisão de comer um óleo específico vai além de apenas os efeitos dele na saúde”, disse ela “Esse é apenas um estudo e seria irresponsável sugerir que todos mudassem suas dietas baseados apenas nele, mesmo que tenha sido bem conduzido.”

Sensacional, não é mesmo? Comente!