Saúde

Fui queimado por uma água-viva: O que fazer?

Meu irmão foi queimado por uma água viva. Isso mesmo, o mesmo irmão que caiu de skate esses dias e queria saber se Cataflam ajudava… Como deu pra perceber, ele gosta de fazer besteira, o que é bom porque sempre me dá motivo para pesquisar – para salvar a vida dele – e de quebra trazer um conteúdo legal para vocês. Pois bem… O que será que você deve fazer ao ser queimado por uma água-viva?

1. Tire os tentáculos

Pode parecer intuitivo, porém é importante dizer que é imprescindível que você retire os tentáculos da água-viva com o auxílio de uma pinça ou até mesmo um palito de picolé. Qualquer coisa que ajude você a não se queimar mais, lembre-se de usar a própria água do mar durante este processo e não jogue água doce na queimadura já que a mesma pode estimular que os tentáculos existentes liberem ainda mais veneno.

2. Vinagre é a melhor opção

Aqui vem o truque de mestre. Apesar das bobagens que dizem nos filmes, jamais use urina ou álcool em uma queimadura de água-viva já que ambos só irão irritar ainda mais o ferimento. A melhor opção é o vinagre já que ele é capaz de neutralizar o veneno na água-viva. O aplique por 30 segundos, já que o suficiente.

3. Água quente para a dor

Mesmo com o veneno neutralizado, a sensação de queimação irá continuar e para terminar com o sofrimento, ao menos temporariamente, a melhor opção é fazer uma compressa ou submergir a área afetada em água quente. Isso ajuda a aliviar a dor e também a inflamação, porém não utilize a técnica por mais de 20 minutos, tudo bem?

4. Agora, água fria!

Após esse período, é comum que você sinta algum desconforto durante o período de um dia. Então, o mais indicado é que você faça compressas de água fria e aplique sobre a área afetada para que essa dor passe.

5. Medicamentos

É bom que você busque ajuda médica ou farmacológica para que seja medicado com algum anti-inflamatório ou analgésico, assim garantindo que esteja totalmente protegido. Porém, jamais se auto-medique, vá até algum sistema de saúde e peça pelo auxilio de um profissional de saúde responsável que saiba como orientar você. Se você sentir outros sintomas como vômito, náusea, cãibra, falta de ar ou sensação de fechamento da garganta, vá diretamente para o hospital e informe a emergência sobre a sua queimadura.

Você já foi queimado por uma água-viva? Conte sua experiência!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

5 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

1 dia atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

1 dia atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás