Meu irmão foi queimado por uma água viva. Isso mesmo, o mesmo irmão que caiu de skate esses dias e queria saber se Cataflam ajudava… Como deu pra perceber, ele gosta de fazer besteira, o que é bom porque sempre me dá motivo para pesquisar – para salvar a vida dele – e de quebra trazer um conteúdo legal para vocês. Pois bem… O que será que você deve fazer ao ser queimado por uma água-viva?

1. Tire os tentáculos

Pode parecer intuitivo, porém é importante dizer que é imprescindível que você retire os tentáculos da água-viva com o auxílio de uma pinça ou até mesmo um palito de picolé. Qualquer coisa que ajude você a não se queimar mais, lembre-se de usar a própria água do mar durante este processo e não jogue água doce na queimadura já que a mesma pode estimular que os tentáculos existentes liberem ainda mais veneno.

2. Vinagre é a melhor opção

Aqui vem o truque de mestre. Apesar das bobagens que dizem nos filmes, jamais use urina ou álcool em uma queimadura de água-viva já que ambos só irão irritar ainda mais o ferimento. A melhor opção é o vinagre já que ele é capaz de neutralizar o veneno na água-viva. O aplique por 30 segundos, já que o suficiente.

queimadura agua viva o que fazer tricurioso 1

3. Água quente para a dor

Mesmo com o veneno neutralizado, a sensação de queimação irá continuar e para terminar com o sofrimento, ao menos temporariamente, a melhor opção é fazer uma compressa ou submergir a área afetada em água quente. Isso ajuda a aliviar a dor e também a inflamação, porém não utilize a técnica por mais de 20 minutos, tudo bem?

4. Agora, água fria!

Após esse período, é comum que você sinta algum desconforto durante o período de um dia. Então, o mais indicado é que você faça compressas de água fria e aplique sobre a área afetada para que essa dor passe.

5. Medicamentos

É bom que você busque ajuda médica ou farmacológica para que seja medicado com algum anti-inflamatório ou analgésico, assim garantindo que esteja totalmente protegido. Porém, jamais se auto-medique, vá até algum sistema de saúde e peça pelo auxilio de um profissional de saúde responsável que saiba como orientar você. Se você sentir outros sintomas como vômito, náusea, cãibra, falta de ar ou sensação de fechamento da garganta, vá diretamente para o hospital e informe a emergência sobre a sua queimadura.

Você já foi queimado por uma água-viva? Conte sua experiência!