Curiosidades

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento é um tipo de tratamento onde são utilizadas diversas agulhas esterilizadas feitas de aço cirúrgico. Elas são aplicadas através de um rolo que provoca pequenas punturas na sua pele, assim aumentando a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e também aumentando a absorção de alguns medicamentos através da pele. Logo, ele é indicado para diversos tratamentos como contra o envelhecimento da pele, flacidez, cicatrizes de acne, manchas, estrias e até mesmo queimaduras.

Além disso tudo, em função da liberação de colágeno que ocorre com as punturas, sua pele será reestruturada e reorganizada, até mesmo as fibras internas serão renovadas, diminuindo rugas, cicatrizes e trazendo viço e firmeza tanto para o rosto quanto para o corpo. Isso mesmo, o microagulhamento pode ser feito em qualquer parte do seu corpo como, por exemplo, colo, rosto, braços, mãos, abdômen, coxas e muito mais, até mesmo no couro cabeludo pode ser aplicado, assim estimulando a circulação sanguínea na região.

Como ele é feito?

Este tipo de tratamento deve ser realizado em um consultório médico em função da necessidade do uso de cremes anestésicos ou até mesmo anestesia local dependendo do comprimento necessário da agulha. Além disso, como existem possíveis riscos e complicações, é importante ter ajuda médica próxima. O primeiro passo é aplicar o creme anestésico entre 30 e 50 minutos antes do início do tratamento. Então, as microagulhas começaram a ser aplicadas na pele, elas possuem comprimento de 0,25 até 3 milímetros, já seu diâmetro deve ter no máximo 0,8 milímetros, uma informação interessante é que quanto mais agulhas estiverem em uma fileira, menor será a penetração de cada uma.

Para que toda a área que precisa de tratamento seja atingida, são necessários alguns movimentos de vai e vem com o aparelho de rolo, gerando em média 10 a 15 passadas e pelo menos quatro cruzamentos, é possível que ocorram sangramentos dependendo da espessura da agulha, então não se assuste. Até porque, eles logo cessam. A pressão e o tipo de agulha são selecionados de acordo com o tipo de tratamento realizado, para tratamento de cicatrizes as agulhas são de 2,5 mm enquanto para melhorar a estrutura da pele, agulhas entre 0,5 e 1 mm são suficientes.

Quem não pode fazer este tratamento?

Pessoas com problema de coagulação ou que estejam tomando anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlada ou ainda câncer e doenças de pele ativas, é contraindicado realizar o microagulhamento. Ele também é contraindicado para quem tem propensão a ter queloides, quem possui psoríase ou ainda que tenha feito uso de isotretinoína nos seis meses anteriores.

Você já fez este tratamento? Conte pra gente como foi!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

17 horas atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

18 horas atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

2 dias atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

3 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

4 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

5 dias atrás