Curiosidades, Saúde

Como funciona o microagulhamento?

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento é um tipo de tratamento onde são utilizadas diversas agulhas esterilizadas feitas de aço cirúrgico. Elas são aplicadas através de um rolo que provoca pequenas punturas na sua pele, assim aumentando a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e também aumentando a absorção de alguns medicamentos através da pele. Logo, ele é indicado para diversos tratamentos como contra o envelhecimento da pele, flacidez, cicatrizes de acne, manchas, estrias e até mesmo queimaduras.

Além disso tudo, em função da liberação de colágeno que ocorre com as punturas, sua pele será reestruturada e reorganizada, até mesmo as fibras internas serão renovadas, diminuindo rugas, cicatrizes e trazendo viço e firmeza tanto para o rosto quanto para o corpo. Isso mesmo, o microagulhamento pode ser feito em qualquer parte do seu corpo como, por exemplo, colo, rosto, braços, mãos, abdômen, coxas e muito mais, até mesmo no couro cabeludo pode ser aplicado, assim estimulando a circulação sanguínea na região.

Como ele é feito?

Este tipo de tratamento deve ser realizado em um consultório médico em função da necessidade do uso de cremes anestésicos ou até mesmo anestesia local dependendo do comprimento necessário da agulha. Além disso, como existem possíveis riscos e complicações, é importante ter ajuda médica próxima. O primeiro passo é aplicar o creme anestésico entre 30 e 50 minutos antes do início do tratamento. Então, as microagulhas começaram a ser aplicadas na pele, elas possuem comprimento de 0,25 até 3 milímetros, já seu diâmetro deve ter no máximo 0,8 milímetros, uma informação interessante é que quanto mais agulhas estiverem em uma fileira, menor será a penetração de cada uma.

Para que toda a área que precisa de tratamento seja atingida, são necessários alguns movimentos de vai e vem com o aparelho de rolo, gerando em média 10 a 15 passadas e pelo menos quatro cruzamentos, é possível que ocorram sangramentos dependendo da espessura da agulha, então não se assuste. Até porque, eles logo cessam. A pressão e o tipo de agulha são selecionados de acordo com o tipo de tratamento realizado, para tratamento de cicatrizes as agulhas são de 2,5 mm enquanto para melhorar a estrutura da pele, agulhas entre 0,5 e 1 mm são suficientes.

Quem não pode fazer este tratamento?

Pessoas com problema de coagulação ou que estejam tomando anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlada ou ainda câncer e doenças de pele ativas, é contraindicado realizar o microagulhamento. Ele também é contraindicado para quem tem propensão a ter queloides, quem possui psoríase ou ainda que tenha feito uso de isotretinoína nos seis meses anteriores.

Você já fez este tratamento? Conte pra gente como foi!

Leia Também: