É isso mesmo que você leu, existe uma espécie de lagarto chamada Aspidoscelis uniparens que vive nos Estados Unidos e México cuja população é totalmente formada por fêmeas!

Elas fazem parte da família Teiidae e vivem em estepes desérticas ou ainda degradadas e também em planícies baixas. Mas o que você quer mesmo saber é como elas procriam, não é mesmo? A cópula ocorre com indivíduos do mesmo sexo – obviamente, neste caso – onde uma delas imita o comportamento do macho ao montar na fêmea e entrelaçar os rabos, os casais vão variando a cada duas semanas. Então, depois do ato, são colocados ovos no chão. Pesquisadores afirmam que lagartos fêmea ovulam mais facilmente quando ocorre esta imitação. O curioso sobre esta espécie é que cada animal é uma exata cópia da mãe, afinal, não existe pai!

lagarto populacao femea tricurioso

O curioso é que apesar de serem todas fêmeas, existem mais de um milhão de indivíduos desta espécie que não está nem perto de sua extinção, sobrevivendo extremamente bem com apenas um gênero. Sabe-se que desde 1958 quando saiu o primeiro relatório da espécie que não há nenhum lagarto macho neste meio, ou seja, não é um fenômeno recente.

Curioso, não é mesmo? Comente!