Sim, existe uma síndrome chamada Síndrome do Restaurante Chinês e este mundo está ficando cada dia mais confuso e engraçado. Vamos conhecê-la?

A Síndrome do Restaurante Chinês é relatada por diversas pessoas que comem em restaurantes chineses e depois tem uma série de sintomas que incluem dor no peito, sudorese, rubor e sensação de rosto inchado, dormência ou queimação na boca e dor de cabeça. Ela começou a ser pesquisada mais seriamente em 1968 quando o Médico Ho Man Knok escreveu uma carta que foi publicada na revista New England Journal of Medicine onde falava sobre os sintomas que sentia sempre que comia em um restaurante chinês. Veja um trecho:

“Eu tenho uma síndrome estranha sempre que eu como em um restaurante chinês, especialmente naqueles que servem comida chinesa do norte. A síndrome, que geralmente começa quinze a vinte minutos depois de ter comido o primeiro prato, dura cerca de duas horas, sem efeito de ressaca. Os sintomas mais proeminentes são dormência na parte de trás do pescoço, gradualmente irradiando para ambos os braços e as costas, fraqueza geral e palpitações…”

sindrome restaurante chines tricurioso

Na época ele alegou que a razão não poderia ser o molho de soja já que ele utilizava em casa o mesmo ingrediente e não sentia nenhum efeito. Ele comentou também sobre a possibilidade dos sintomas serem causados pelo glutamato de sódio muito utilizado nestes restaurantes como tempero. Foi este o ponto de start de diversos estudos científicos duplo-cegos com voluntários que alegavam sentir os mesmos sintomas, cinco de seis estudos fizeram testes diversos e alegaram que não existia reação alérgica ao glutamato monossódico nas pessoas.

Leia também: Do que são feitos os temperos prontos?

Entretanto, um dos estudos em que o glutamato foi consumido sem alimentos sólidos e também em altas concentrações, os participantes tiveram mais dor de cabeça do que as pessoas que estavam com o placebo, porém essas informações não foram consistentes o suficiente para comprovar alguma coisa. Ou seja, até hoje ninguém sabe o que causa exatamente a Síndrome do Restaurante Chinês. Caso você sofra com este transtorno, há duas alternativas: evite os restaurantes chineses ou busque por medicamentos que curem os sintomas como anti-histamínicos e analgésicos comuns.

Bizarro, não é mesmo? Comente!