Curiosidades

Por que os carros de bombeiros são vermelhos?

Por que os carros de bombeiros são vermelhos?

Quando você pensa em um caminhão de bombeiros, é altamente improvável que você imagine-o em qualquer cor que não seja o vermelho. Claro que há exceções em certos lugares onde você poderá encontrar veículos desse tipo pintado em outras cores, mas o vermelho tem sido a cor padrão dos caminhões de bombeiros desde os primórdios dos departamentos de combate ao fogo. Mas afinal, por que os carros de bombeiros são vermelhos?

A verdadeira razão pela qual os carros de bombeiros são vermelhos ainda permanece um pouco envolta em mistério. No entanto, existem algumas teorias que podem nos fornecer algumas informações interessantes. Por exemplo, uma teoria afirma que os carros de bombeiros são vermelhos porque os primeiros corpos de bombeiros eram compostos de voluntários não remunerados. Esses voluntários não tinham muito dinheiro e o vermelho era a cor mais barata de tinta para adquirir, então eles resolveram usar seus caminhões com essa cor. Curiosamente, uma teoria concorrente remonta à mesma época em que os corpos de bombeiros eram compostos de voluntários não remunerados, especialmente na Europa e nos EUA. De acordo com essa outra teoria, era um tanto comum haver certas concorrências entre as brigadas voluntárias de cidades vizinhas. Desse modo, como o vermelho era a cor de tinta mais cara em alguns locais (diferente do que a outra teoria sustenta), os voluntários usavam essa cor para fazer com que seus caminhões se destacassem como uma “fonte de orgulho.”

Por causa do fato de que essas duas teorias se contradizem em certo ponto, a teoria mais aceita mundialmente gira em torno do padrão de cor dos antigos automóveis. Essa teoria sustenta que os carros de bombeiros passaram a ser pintados de vermelho para destacá-los entre todos os outros veículos que transitavam nas estradas. Isso faz muito sentido se levarmos em conta o fato de que, no início dos anos 1900, a Ford (gigante automobilística da época) só oferecia carros na cor preta, o que faria com que os carros de bombeiros vermelhos certamente se destacassem em meio ao mar de veículos pretos na estrada.

Mas por incrível que pareça, ainda existem críticas de especialistas com relação ao uso da cor vermelha nos carros de bombeiros, especialmente durante o período da noite. Isso porque, ao invés de vermelho, estudos mostraram que cores como o amarelo ou o verde limão são mais fáceis de serem vistas após o anoitecer. Mas apesar dessa constatação, o vermelho continua até hoje sendo a cor mais popular entre caminhões de bombeiros e outros veículos de emergência. No entanto, caminhões de bombeiros brancos, amarelos, azuis, laranja, verdes e até pretos também podem ser encontrados em certos países.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: