Curiosidades, História

Os eventos mais importantes da história

Os eventos mais importantes da história

Da descoberta do fogo até os smartphones mais modernos da atualidade, a história da humanidade é repleta de acontecimentos. Hoje resolvemos listar os eventos que mais marcaram a história da humanidade. Vem que eu te conto mais sobre isso!

Os eventos mais importantes da história

  • Cruzadas

As Cruzadas foram um movimento militar cristão que partiu da Europa para a Terra Santa e a cidade de Jerusalém. O objetivo do movimento era conquistar essas cidades, ocupá-las e manter sob o domínio dos cristãos. Esse movimento resultou na chamada Guerra Santa, que durou três séculos e teve um legado de milhares de mortes.

  • Renascimento

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Ele começou na Itália do século 15 e se espalhou por toda a Europa. O Renascimento trouxe consigo novas tecnologias e avanços. O Renascimento foi um dos alicerces da civilização moderna. Algumas de suas obras mais importantes foram o David e A Criação de Michelangelo e a Mona Lisa de Da Vinci. Também a Divina Comédia, de Dante Alighieri.

  • Vida de Jesus

A vida de Jesus ocorreu durante o reinado de César Augusto. O cristianismo foi responsável por uma enorme mudança em toda a cultura ocidental. Extinguindo religiões pagãs, estipulando novas formas de adoração, o cristianismo impactou e moldou a sociedade.

Leia também: O que foi a Peste Negra?

  • Peste Negra

A Peste Negra foi uma das mais devastadoras epidemias da história. Responsável por dizimar um terço da população do continente europeu. O auge da doença aconteceu entre os anos de 1346 e 1353. Estima-se que cerca de 75 milhões de pessoas morreram.

  • Pax Romana

A Pax Romana foi o período de paz e prosperidade que ocorreu durante a transição do período republicano para o período imperial. Esse período trouxe estabilidade para o Império Romano e garantiu a autoridade de Roma sobre suas províncias. Ela foi decretada em 27 a.C. e permaneceu até o ano de 180 d.C.  A Pax Romana possibilitou avanços na cultura, arte e tecnologias.

  • Queda de Constantinopla

A Queda de Constantinopla marcou o fim da Idade Média na Europa. Constantinopla foi construída pelo imperador romano Constantino. Era a capital do Império Bizantino. O Império Bizantino era o antigo Império Romano, que estava dividido. A cidade era considerada impenetrável, mas foi tomada pelos turcos otomanos em 1453. Constantino foi o último imperador romano. Constantinopla permaneceu como capital do Império Otomano até a dissolução do império, em 1922. A cidade foi então oficialmente renomeada como Istambul.

Leia também: 12 fatos curiosos sobre os Incas

  • Alexandre, o Grande

Alexandre foi um dos mais importantes militares do mundo antigo. Segundo historiadores, ele tinha planos de unificar o Oriente e o Ocidente em um só império mundial. Alexandre teve Aristóteles como professor. Foi responsável por aperfeiçoar o exército macedônio, fundou a cidade de Alexandria e conquistou o império persa. Se tornou faraó de todo o Egito, foi proclamado como filho de Zeus e por fim foi coroado como Rei da Ásia. Em apenas 13 anos, Alexandre conquistou grande parte do mundo conhecido na sua época.

Você conhecia esses eventos históricos? Conta pra nós!

Leia Também: