Curiosidades

Por que temos febre?

O corpo humano passou por várias mudanças no decorrer do tempo, ele foi se adaptando aos poucos para que pudéssemos levar uma vida bem tranquila. Conforme os anos vão passando, novas descobertas científicas começam a surgir e conseguimos ver o quão impressionante é o nosso corpo.

É bem comum ficarmos doentes e em algumas das vezes, a doença demora um pouco mais, além disso, podem apresentar reações variadas no nosso corpo. Com toda certeza você já ficou com febre, certo? Bom, mas por que temos febre? Quais são as causas? Se você já se fez essa pergunta, continue aqui, pois iremos responder agora mesmo.

O que é?

A febre basicamente é o aumento da temperatura do corpo humano numa faixa acima do que se considera normal, muitas vezes ela ocorre por conta de alguma doença ou irregularidade. Quando temos febre, é sinal de que algo fora do normal está acontecendo em nosso corpo. Desde os bebês até os mais velhos podem ter febre.

A febre tem como função melhorar o tempo de resposta das células do organismo para destruir os invasores que geralmente são os vírus e as bactérias. Na grande maioria das vezes, esses invasores são eliminados antes de  provocarem outros prejuízos maiores no nosso organismo.

Quais são as causas?

Quando o hipotálamo que se encontra no nosso cérebro percebe uma invasão de algum microrganismo, ele reage elevando a temperatura corporal. Alguns dos fatores responsáveis pela febre podem ser: vírus, infecção bacteriana, insolação, queimadura solar, inflamação, tumor maligno, desidratação, medicamentos, drogas e até mesmo vacinas.

Algumas vezes, a causa da febre não pode ser identificada rapidamente, sendo assim, deve-se procurar um médico o mais rápido possível, principalmente se passar dos 38º por mais de 3 semanas seguidas, visto que  temperatura corporal entre 36,6º e 37,8º é a considerada normal.

Tratamento

Na maior parte das vezes, os tratamentos mais comuns incluem medicamentos como paracetamol, anti-inflamatórios e naproxeno. Nos casos em bebês com menos de 1 mês de vida, deve-se levá-lo ao hospital para que se realizem testes e tratamentos, pois nesse período pode ser sinal de uma infecção grave que requer medicamentos intravenosos.

De acordo com o diagnóstico do médico, a medicação pode variar bastante, principalmente depois que é identificada a causa da febre. É importante lembrar que nunca devemos nos automedicar nem mesmo interromper o uso dos medicamentos que foram receitados sem antes consultar o médico.

Leia Também: Por que espirramos?

É válido lembrar também que sempre temos febre, devemos beber bastante água, pois é comum que ocorra desidratação. É recomendado que o paciente com febre, tome banhos mornos, além de usar roupas com tecido de algodão e comer adequadamente.

Gostou da matéria de hoje? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Manoel Netto

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

9 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

1 dia atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

1 dia atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás