O corpo humano passou por várias mudanças no decorrer do tempo, ele foi se adaptando aos poucos para que pudéssemos levar uma vida bem tranquila. Conforme os anos vão passando, novas descobertas científicas começam a surgir e conseguimos ver o quão impressionante é o nosso corpo.

É bem comum ficarmos doentes e em algumas das vezes, a doença demora um pouco mais, além disso, podem apresentar reações variadas no nosso corpo. Com toda certeza você já ficou com febre, certo? Bom, mas por que temos febre? Quais são as causas? Se você já se fez essa pergunta, continue aqui, pois iremos responder agora mesmo.

Por que temos febre?

O que é?

A febre basicamente é o aumento da temperatura do corpo humano numa faixa acima do que se considera normal, muitas vezes ela ocorre por conta de alguma doença ou irregularidade. Quando temos febre, é sinal de que algo fora do normal está acontecendo em nosso corpo. Desde os bebês até os mais velhos podem ter febre.

A febre tem como função melhorar o tempo de resposta das células do organismo para destruir os invasores que geralmente são os vírus e as bactérias. Na grande maioria das vezes, esses invasores são eliminados antes de  provocarem outros prejuízos maiores no nosso organismo.

Por que temos febre?

Quais são as causas?

Quando o hipotálamo que se encontra no nosso cérebro percebe uma invasão de algum microrganismo, ele reage elevando a temperatura corporal. Alguns dos fatores responsáveis pela febre podem ser: vírus, infecção bacteriana, insolação, queimadura solar, inflamação, tumor maligno, desidratação, medicamentos, drogas e até mesmo vacinas.

Algumas vezes, a causa da febre não pode ser identificada rapidamente, sendo assim, deve-se procurar um médico o mais rápido possível, principalmente se passar dos 38º por mais de 3 semanas seguidas, visto que  temperatura corporal entre 36,6º e 37,8º é a considerada normal.

Por que temos febre?

Tratamento

Na maior parte das vezes, os tratamentos mais comuns incluem medicamentos como paracetamol, anti-inflamatórios e naproxeno. Nos casos em bebês com menos de 1 mês de vida, deve-se levá-lo ao hospital para que se realizem testes e tratamentos, pois nesse período pode ser sinal de uma infecção grave que requer medicamentos intravenosos.

De acordo com o diagnóstico do médico, a medicação pode variar bastante, principalmente depois que é identificada a causa da febre. É importante lembrar que nunca devemos nos automedicar nem mesmo interromper o uso dos medicamentos que foram receitados sem antes consultar o médico.

Por que temos febre?

Leia Também: Por que espirramos?

É válido lembrar também que sempre temos febre, devemos beber bastante água, pois é comum que ocorra desidratação. É recomendado que o paciente com febre, tome banhos mornos, além de usar roupas com tecido de algodão e comer adequadamente.

Gostou da matéria de hoje? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!