Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Os Tubarões dormem?

tubarões

Nesses últimos dias eu estava assistindo ao filme “Procurando o Nemo” e todo mundo que já viu esse longa, sabe que uma das melhores cenas envolvem o Tubarão, que inclusive é um dos meus personagens favoritos deste filme. Após ver esse filme, acabei indo procurar algumas curiosidades sobre o animal que assombra não somente os demais peixes, mas também nós humanos, afinal tubarões são animais bem perigosos. 

Nessa minha pesquisa, acabei me deparando com uma dúvida bem interessante: Afinal, os tubarões dormem ou vivem acordados? Pois é, bem curioso, não? Pois bem… hoje decidi trazer a resposta desta pergunta aqui para vocês, incluindo mais algumas curiosidades. Espero que gostem!

tubarões

Os Tubarões dormem?

Segundo especialistas, é muito possível que exista alguma animal que nunca dorme, porém não há comprovações da maioria deles. A única coisa que sabemos com toda certeza é que a maioria dos mamíferos e aves dorme… Mas e os tubarões? Existe algo sobre eles? Bom, eu pesquisei bastante para tentar trazer o máximo de informação para vocês e acabei encontrando o depoimento do biólogo Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), um especialista nesses animais marinhos. Confira o que ele diz à respeito:

“Eles jamais foram pegos dormindo, mas ainda não foi experimentalmente possível comprovar se, de fato, eles nunca dormem”

tubarões

Em contra partida a isso, também acabei encontrando uma publicação do ano de 2016, onde o canal Discovery Channel registrou um tubarão branco dormindo… Isso mesmo, meus amigos.

Na ocasião, os pesquisadores estavam perseguindo um dos tubarões pela Ilha de Guadalupe para estuda-lo e depois de um certo tempo observaram que as mandíbulas do animal começaram a se abrir, entrando em um estado quase catatônico. No entanto, ele continuou a se mover através da água, embora mais lentamente do que o habitual. Se o tubarão parasse de se mover, a água não fluiria através de suas brânquias e ele iria perder a flutuabilidade, sufocando. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

tubarões

Lembrando que este caso citado no paragrafo acima foi a única vez que algum especialista viu um tubarão dormindo, ou seja, ainda não há provas suficientes para comprovar que os animais dormem. 

Algumas curiosidades do animal

  • Tubarões-brancos preferem uma vida mais solitária, mas isso não significa que eles sejam mal organizados: existe uma espécie de hierarquia social, na qual as fêmeas frequentemente são dominantes sobre os machos.
  • Os tubarões-brancos são encontrados geralmente em regiões em que a água salgada é mais quente.

tubarões

  • Quando um tubarão-branco devora um leão-marinho por inteiro, ele pode passar até três meses sem se alimentar.

Leia Também: Afinal, as águas vivas têm olhos?

Leia também: Existe tubarão de água doce?

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar com um amigo 😀

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Leia Mais

Curiosidades

Desde a época da escola estamos acostumados a ouvir bastante sobre os mais variados países que existem pelo mundo. Sabemos que cada um dos...

Bizarro

Em um mundo tão vasto igual a esse que vivemos, é fácil de nos depararmos com qualquer tipo de coisa, sejam elas estranhas ou...