Hoje conversando com o Dudu, ele me contava sobre um documentário que contava a história de pescadores que encontraram tubarões em rios! Isso mesmo, locais com água doce! Fiquei muito curiosa e claro que pesquisei e vim trazer essa curiosidade incrível para vocês. Vamos desbrava-la?

Então, para essa pergunta temos duas respostas plausíveis. A primeira diz respeito aos chamados tubarões de água doce. Esses não são exatamente tubarões, isso porque são apenas chamados de forma popular como tubarões, porque são morfologicamente semelhantes a espécie em função de sua nadadeira dorsal alta ou ainda seu formato de torpedo corporal. Porém, sua ecologia e biologia são totalmente diferente dos animais carnívoros. Nesta categoria se encaixam os animais da ordem Cypriniformes e Siluriformes. Na primeira temos mais de 2500 espécies de peixes enquanto na segunda tempos algumas espécies conhecidas como o peixe-gato, por exemplo. Dê só uma olhadinha em alguns destes exemplos:

shark catfishes tricurioso

Iridescent Shark – Catfish

 

Pangasius sanitwongsei tricurioso

Pangasius sanitwongsei

Já a segunda resposta a pergunta são os tubarões curiosos que nascem e frequentam nativamente as águas marinhas e salobras, porém que passeiam pelas águas doces e podem tranquilamente se adaptar e até mesmo passar toda a sua vida por lá. Um bom exemplo é o conhecido Tubarão Touro (Carcharhinus leucas) também conhecido com Tubarão Cabeça Chata. Ele gosta bastante de água doce e invade rios frequentemente. Se você quiser reconhece-lo por ai, ele costuma ter de 2 a 3 metros, dentes finos, olhos pequenos e ser bem ameaçador. Eles se adaptam muito facilmente a águas turvas. Além dele, o Glyphis também gosta de água doce assim como o Tubarão Marrom. Então, apesar de não ser o habitat natural desses animais carnívoros, não é impossível que você dê de cara com esses animais em um rio não. Na verdade, pode ser mais comum do que você imaginava.

Bizarro, não é mesmo? Você esperava por essa? Comente!