Os brasileiros adoram tomar café. De fato, quase 80% dos brasileiros consomem café regularmente, segundo o IBGE. Na prática, isso significa que milhões de brasileiros começam o dia com uma boa dose de cafeína no organismo. Mas você já parou para pensar no que acontece com seu corpo quando você toma café todos os dias?

Ao longo desse artigo, nós vamos conferir algumas reações que costumam ocorrer no corpo daqueles que costumam tomar café todos os dias. Você vai ver que, felizmente, a maioria das reações são completamente benéficas para o nosso organismo.

Você pode se tornar um melhor atleta

o que acontece se voce tomar cafe todos os dias 1

Se você é um atleta amante do café, sinta-se abençoado. Na prática, os atletas podem se beneficiar grandemente das propriedades mentais e físicas derivadas do café. Estudos já mostraram que a cafeína totalmente natural do café foi associada à melhora do desempenho físico, especialmente em exercícios aeróbicos ou de resistência.

A cafeína também reage com os receptores no cérebro para “desligar” a parte que reconhece a adenosina, a substância química que causa uma sensação de cansaço. Nesse sentido, há uma diminuição nos sentimentos de fadiga e dor. Por último, mas não menos importante, a capacidade da cafeína de aumentar a concentração e a atenção também contribui para um treino bem-sucedido.

Tomar café todos os dias pode melhor o seu humor

Tomar café todos os dias pode melhorar o humor

Desde que seja consumida em quantidades adequadas, a cafeína tem sido associada a ações positivas no cérebro, pois ajuda na concentração e melhora o humor. De fato, o café pode até mesmo reduzir o risco de suicídio.

Um estudo de 2013 da Harvard’s School of Public Health descobriu que aqueles que bebem duas ou três xícaras de café por dia tem cerca de 45% menos chances de apresentar pensamentos suicidas, possivelmente porque o efeito estimulante da cafeína ajuda a melhorar o humor das pessoas.

Você pode ser capaz de reter memórias mais facilmente

o que acontece se voce tomar cafe todos os dias 3

Embora o efeito positivo da cafeína no estado de alerta, atenção, concentração e humor não seja uma grande surpresa, sua capacidade de melhorar a retenção de memória se baseia em um estudo relativamente novo. De acordo com a revista Nature Neuroscience, “a cafeína tem a capacidade de aprimorar a consolidação de memórias de longo prazo em humanos”.

É importante notar que cafeína em excesso não é necessariamente algo benéfico e nem sempre provará ter um impacto positivo na produtividade. Ainda assim, é interessante ver que tomar café todos os dias pode contribuir para uma boa memória.

Tomar café todos os dias pode te deixar viciado em cafeína

Tomar café todos os dias pode causar dependência

Você já sabe muito bem que tomar uma xícara de café logo pela manhã pode lhe conferir uma energia mágica, especialmente se você estiver particularmente cansado. Porém, tenha cuidado para não ficar viciado em cafeína. A razão por trás desse vício é que o café normalmente se liga aos receptores de adenosina no cérebro.

Na prática, isso faz com que seus níveis de energia diminuam com o passar do tempo, tornando você um grande dependente da cafeína para combater os sintomas de abstinência. Para se ter uma ideia, esses sintomas podem incluir irritabilidade, estresse mental, dor de cabeça e exaustão. Por isso, recomenda-se o consumo de, no máximo, 4 xícaras de café por dia para evitar o acúmulo de tolerância à cafeína.

Você pode perder peso com mais facilidade

Perder peso

Seu hábito de tomar café todos os dias pode ajudá-lo a perder alguns quilinhos indesejados. Isso ocorre porque o café ajuda seu corpo a absorver e queimar ácidos graxos na corrente sanguínea. O café também pode ajudar você a perder peso ao melhorar o desempenho físico em exercícios aeróbicos, como já foi explicado anteriormente.

No entanto, isso não significa que basta tomar café todos os dias para perder peso num passe de mágica. Você ainda precisará se esforçar bastante. O ponto principal aqui é que o café é uma parte do seu estilo de vida que pode ser usada como um auxiliador para esse fim. Lembre-se que os fatores que causam maior impacto em sua saúde envolvem comer uma dieta equilibrada, exercitar-se e manter um peso saudável. Beber café deve ser apenas uma adição a esses itens.

Tomar café todos os dias pode te deixar com insônia

Tomar café todos os dias pode causar insônia

Há uma razão pela qual as pessoas tomam café quando estão cansadas. A cafeína aumenta a adrenalina do corpo, o que pode fazer qualquer um se sentir mais alerta e acordado. Isso pode ser útil na segunda-feira de manhã, quando a maioria de nós geralmente precisa de uma carga extra de energia. Porém, isso não é tão útil no final do dia.

De fato, quando consumida algumas horas antes de dormir, a cafeína, droga psicoativa mais consumida no mundo, parece atrapalhar o relógio interno do corpo. Consequentemente, isso pode causar problemas relacionados ao sono.

Seu fígado ficará agradecido

Garota tomando café

Outro benefício de tomar café todos os dias é que o seu consumo pode potencialmente protegê-lo de doenças no fígado. Especificamente, se você consome álcool regularmente, mas também bebe de uma a quatro xícaras de café diariamente, suas chances de desenvolver cirrose podem diminuir consideravelmente. Na prática, o consumo de café parece ter alguns benefícios protetores contra a cirrose hepática alcoólica.

No entanto, você não deve desenvolver o hábito de beber café apenas para neutralizar o consumo de bebidas. Na verdade, o valor real do estudo que descobriu essa possível correlação entre o café e um fígado mais saudável é que ele pode nos oferecer algumas pistas sobre os processos bioquímicos que ocorrem dentro das células do fígado, podendo nos ajudar a encontrar novas maneiras de proteger esse órgão contra doenças.

E você, costuma tomar café todos os dias? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!