Todos os dias acordamos, lavamos o rosto e escovamos os dentes. Para esta última ação, utilizamos diariamente – um mínimo de 3 vezes ao dia – a pasta de dente, produto de higiene que faz parte de nosso dia-a-dia, porém quem nem sempre foi assim. Você faz ideia de quem inventou a pasta de dente e quando ela surgiu? Vamos descobrir em mais uma matéria da série: coisas curiosas que você tem no banheiro! hehe

Como sempre, os egípcios estão inclusos nesta história. O mais antigo registro que se tem sobre algo semelhante a creme dental está incluso em um manuscrito egípcio do século IV a. C onde está escrita uma receita que mistura sal de cozinha, pimenta, folhas de mentas e flores de íris para limpar os dentes. Então, no século XIX, surgiram as primeiras escovas de dentes que eram utilizadas para higiene apenas com água, porém não demorou muito para surgirem as primeiras misturas dentárias que logo ficaram populares.

Quem Inventou a Pasta de Dentes?

Estas misturas eram caseiras e utilizavam ingredientes comuns tais como giz, tijolos pulverizados e sal. Em uma enciclopédia de 1866 existe uma indicação do uso de carvão pulverizado ao invés de utilizar misturas comerciais que, teoricamente, fariam mal a saúde. Porém, a pasta de dente tal como a conhecemos hoje foi criada em 1850 pelo dentista americano Washington Wentworth Sheffield, ela era na verdade um pó que servia para limpar os dentes e se tornou muito popular.

Após, seu filho Lucius que também era dentista modificou a fórmula para criar agora um creme que batizou de Creme Dentifrício Dr. Shieffield. Porém, este produto só fez sucesso quando começou a ser armazenado em folhas-de-flandres em formato de tubo. Lucius Sheffield é considerado o dentista mais famoso do mundo, tendo em seu histórico 30 patentes de invenções tanto de técnica de cimentar facetas quanto de um túnel ferroviário elevado.

Muito curioso, não acha? Comente!