Muito se ouviu no final de 2017 sobre a separação entre a Catalunha e a Espanha, mas afinal… Por que os catalães querem independência? É isso que iremos descobrir hoje.

Tudo começou há séculos, porém o impulso para a separação cresceu muito em 2010 e conquistou cerca da metade da população regional. A intensão é ter o poder de decidir o que é melhor para a Catalunha sem interferências externas. Eles também acreditam que ficarão melhores caso fiquem sozinhos, isso além do desejo de seguir outro modelo de gestão política. As relações entre a administração central e o governo regional também tem se tornado muito agressiva, assim sendo este mais um motivo para o desmembramento. A população acredita que a relação entre a Espanha e a Catalunha está desgastada e não há mais como suportar tal vínculo.

Por que a Catalunha quer se separar da Espanha?

Além disso, existe uma razão histórica de grande peso. Os catalães acreditam que a região foi formada como Estado individual no século XII. Em 1150 a rainha de Aragão Petrolinia casou-se com o conde de Barcelona Ramon Berenguer IX, assim formando uma dinastia e deixando a seus filhos o território de Aragão e Catalunha em forma de herança. Isto só durou até a Guerra da Sucessão onde Valência foi derrotada em 1707 e a Catalunha em 1714, assim dando origem à Espanha. Assim, os reis que tomaram posse após a guerra passaram suas gestões tentando impor os castelhanos e as leis espanholas, porém quando Generalitat – governo nacional da Catalunha – foi restaurado em 1931, as tentativas pararam.

Então, em 1936 o ditador Francisco Franco assumiu o poder e abafou a questão do separatismo catalão. Dois anos após, suas forças assumiram o controle da região através de uma batalha que gerou mais de 3500 mortes e exilou outras dezenas. Só houve autonomia novamente em 1977 quando a democracia voltou a ‘reinar’. Então, em 2006, o governo aprovou um estatuto de autonomia a Catalunha em 2006 onde o governo regional teria mais força sobre as decisões que envolvessem a cobrança de impostos, questões judiciais e imigração. Então, em 2010 o decreto foi suspenso pelo Tribunal Constitucional nacional, o que trouxe a discussão de volta a tona.

Ou seja, o povo catalão não decidiu de uma hora para outra que deseja ir embora… Ao menos é o que a história demonstra. Você sabia disso? Comente!