Eu nasci em Santa Maria (RS) e sou Santa-Mariense, termo que sempre achei muito estranho de se pronunciar. Hoje moro em Santa Cruz do Sul (RS) e quem nasce por aqui é Santa-Cruzense, o que acho muito mais agradável de se ouvir. Hoje descobri que quem nasce em Salvador (BA) é soteropolitano. Como assim?

Na imensidão que é nosso país, é comum que diversas cidade possuam seus adjetivos de origem grega ou latina. Um exemplo curioso tem relação com o Pelé que é um tricordiano de coração. Isto porque nosso grande rei do futebol nasceu em Três Corações (MG) e por lá dois elementos latinos foram utilizados para criar o adjetivo, são eles ‘tri’ (três) e cor, cordis (coração), assim os unindo a terminação ‘-iano’. Mas e soteropolitano vem do que? Soterópolis?

Soteropolitano

Exatamente, diversos dicionários de língua portuguesa apontam o nome da capital da Bahia como resultado da ‘helenização’, ou seja, ‘tornar algo semelhante ao caráter grego’ – já que os helenos são a origem do povo grego. A palavra Salvador, em sua versão grega, é Soterópolis que vem de soter (salvador) e polis (cidade). Logo, quem nasce em Soterópolis é o que? Soteropolitano! Bingo! Vale ressaltar que quem nasce por lá também pode ser chamado de ‘salvadorense’ ou apenas baiano, isso porque muitos dos que vivem por lá chamam a capital de ‘Cidade da Bahia’.

Interessante, não acha? Comente!