Curiosidades, Saúde

Por que soluçamos?

Por que soluçamos?

Uma das coisas mais chatas desse universo é o soluço… Vai me dizer que você nunca começou a soluçar em um momento que todos a sua volta estavam em silêncio, como em uma prova? Pois é, isso já aconteceu comigo, porém dizem que levar um susto ajuda e por isso na hora pensei na nota baixa que poderia tirar naquela prova se eu continuasse soluçando descontrolavelmente e adivinhem, não é que isso ajudou mesmo (risos). Brincadeiras a parte, hoje irei falar do porquê de termos soluços e caso você queira saber se levar um susto ajuda mesmo nesse problema, veja nossa matéria. Espero que gostem!

Para quem não sabe, o soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve como passagem de ar para os pulmões) junto de uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração. Mas o que pode causar o soluço? Bom, há diversos fatores que pode acarretar em você solução como: Dilatação do estômago por excesso de comida ou bebidas gasosas (refrigerantes), consumo de bebidas alcoólicas, doenças gastrointestinais, infecções, doenças cerebrais e vários outros.

Mas pode ficar tranquilo, o soluço não prejudica a saúde e costuma desaparecer espontaneamente depois de alguns segundos ou até minutos. Mas você, como um bom brasileiro, quer que isso acabe na primeira soluçada que você der, não é mesmo? Vamos listar algumas coisas que você pode fazer para acabar com essa tortura:

  • Beber um copo de água gelada (Os famosos sete golinhos);
  • Prender a respiração (Só não prende muito, pelo amor de Deus);
  • Respirar profunda e lentamente;
  • Tomar um susto ou rir bastante (Olha o sustinho aí);
  • Comer uma colher de açúcar.

Tá aí, aplicando essas dicas você provavelmente conseguira se livrar do soluço em poucos segundos. Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀

Leia Também: