Se você não estabelecer uma rotina de limpeza regular, o teclado do seu notebook certamente ficará bastante sujo com o passar do tempo. Os óleos presentes nos nossos dedos deixam marcas, migalhas podem cair por lá, a poeira pode marcar presença e até mesmo pelos de animais podem se acumular nas fendas entre as teclas.

Como você pode ver, muita coisa conspira contra um notebook limpo. Mas saiba que é muito fácil limpá-lo sozinho! Confira o nosso resumo passo-a-passo mostrando o que você pode fazer para minimizar os danos da sujeira no teclado de seu notebook, prolongando a sua vida útil por muito mais tempo.

1. Desligue o notebook

aprenda a limpar o teclado de seu notebook corretamente 1

Desligue e desconecte o seu notebook da tomada antes de iniciar qualquer limpeza. Ainda que você não use líquidos diretamente em sua máquina, o desligamento da energia garante que nada seja danificado se alguma umidade entrar. Além disso, desligá-lo pode evitar que você envie acidentalmente um e-mail distorcido para o seu chefe!

2. Passe uma esponja suavemente sobre as teclas

aprenda a limpar o teclado de seu notebook corretamente 2

Isso vai fazer com que quaisquer migalhas ou outros detritos que possam estar escondidos nas fendas do seu teclado sejam removidos. Você também pode experimentar sacudir levemente o seu computador ou virá-lo de cabeça para baixo.

3. Pulverize ar comprimido entre as teclas

aprenda a limpar o teclado de seu notebook corretamente 3

Essa etapa serve para remover o pó que não foi possível ser tirado no passo anterior. Certifique-se de que o canudo esteja preso à lata de ar comprimido antes de usá-lo, incline o teclado para um lado e pulverize entre as teclas em rajadas curtas, movendo a lata de um lado para o outro. A força do ar será suficiente para remover todos os detritos que possam estar presos entre e abaixo das teclas.

4. Limpe o teclado com um pano de microfibra úmido

aprenda a limpar o teclado de seu notebook corretamente 4

A microfibra é ótima para tirar poeira, portanto, uma rápida passada nas teclas pode ajudar a remover parte da sujeira acumulada no teclado. Se necessário, umedeça levemente o pano com um pouco de água, mas certifique-se de torcer completamente para tirar todo o excesso e só limpe os topos das teclas para não deixar umidade entrar dentro do notebook. Caso você não tenha um pano de microfibra, experimente usar um pano sem fiapos.

5. Finalize a limpeza com um cotonete embebido em álcool

aprenda a limpar o teclado de seu notebook corretamente 5

Como o álcool evapora rapidamente, ele se torna uma alternativa mais segura do que a água. Além disso, o álcool é especialmente bom para remover o resíduo oleoso deixado pelos dedos e bactérias. Mas lembre-se de sempre aplicar o álcool no cotonete primeiro, nunca despejando-o diretamente no teclado.

Gostou da dica de hoje? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀