Já ouvi muitas vezes alguém que mora no interiorzão do Brasil falar que vive em um “buraco”, devido ao tamanho pequeno da comunidade. Por mais incrível que pareça, esse tipo de pessoa ficaria surpreso ao descobrir que é realmente possível viver em um buraco, já que existe uma cidade alemã que foi construída em meio a uma enorme cratera. Que tal conhecer a bizarra história desse lugar?

A cidade de Nördlingen, localizada no estado da Baviera, Alemanha, é diferente de qualquer outra cidade das redondezas. Na verdade, ela é diferente de qualquer outra comunidade em todo o planeta! Esta bonita (e curiosa) cidade medieval, que conta com uma população de cerca de 20 mil habitantes, está situada inteiramente dentro de uma enorme cratera de de 25 km de diâmetro causada pelo impacto de um meteoro.

conheca nordlingen a cidade construida dentro de uma cratera 1

Esta cratera, chamada Nördlinger Ries, foi formada há cerca de 14,5 milhões de anos, quando um meteoro de cerca de um quilômetro de diâmetro caiu no local. No entanto, os moradores de Nördlingen nem sempre entenderam a verdadeira origem desse enorme buraco, já que os primeiros estudos que apontavam a real origem da cratera só foram ser realizados na década de 60.

conheca nordlingen a cidade construida dentro de uma cratera 2

Durante muitos anos, acreditava-se que a depressão rasa no meio da qual a cidade estava situada era uma cratera vulcânica. Então, por volta de 1960, dois cientistas americanos (Eugene Shoemaker e Edward Chao) provaram que o buraco era na verdade o resultado do impacto de um meteoro. Ao visitar uma igreja na simpática cidade de Nördlingen, Eugene Shoemaker supostamente arranhou as paredes do edifício para ver do que elas eram feitas e ficou encantado ao descobrir a presença de quartzo, um tipo de rocha que pode ser formado pelas pressões de choque normalmente associadas ao impacto de meteoros. Outras explorações feitas posteriormente nas estranhas das formações rochosas do local foram capazes de afirmar conclusivamente que a cratera foi causada por um impacto de meteoro.

conheca nordlingen a cidade construida dentro de uma cratera 3

Existe uma outra cratera causada pelo impacto de um meteoro, a cratera Steinheim, que conta com cerca de 3,8 km de diâmetro e fica localizada a cerca de 42 quilômetros a sudoeste do centro de Nördlingen. Acredita-se que essas duas crateras tenham se formado quase ao mesmo tempo pelo impacto de um asteroide binário.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!