Ainda que algumas pessoas não sejam muito fãs de abelhas, é necessário dar crédito a elas pela criação de uma das substâncias mais deliciosas da Terra: o mel. Ele não só é ótimo para adoçar um pouco de chá, como também tem algumas propriedades incríveis que o diferencia de todos os outros produtos alimentícios. Que tal conhecer 14 fatos curiosos sobre o adoçante natural das abelhas?

1. Existem aproximadamente 20 mil espécies de abelhas na Terra, mas apenas uma pequena fração delas produz mel. A espécie de abelha mais usada na apicultura comercial pelo mundo é a Apis mellifera, conhecida como “abelha-europeia”.

2. Ele não tem prazo de validade, tanto é que um pote de mel de 3 mil anos já foi encontrado em uma antiga tumba egípcia. Detalhe, ele ainda era comestível e supostamente tinha um gosto bom!

3. Em média, uma abelha produz 1/12 de uma colher de chá de mel ao longo de sua vida. Para colocar isso em perspectiva, duas colheres de sopa de mel seriam suficientes para abastecer todo o voo de uma abelha ao redor do mundo.

curiosidades sobre o mel 1

4. A abelha-gigante-do-himalaia (Apis laboriosa) produz um melado alucinógeno.

5. Não existe risco de escassez de mel em Cuba, pois a incapacidade de importar pesticidas devido ao embargo faz com que as abelhas da ilha não sofram com produtos tóxicos.

6. Uma colméia típica pode produzir cerca de 45 quilos de mel por ano.

7. Para produzir um único quilo do alimento, uma colônia de abelhas precisa coletar néctar de aproximadamente 2 milhões de flores.

8. Na Alemanha do século 11, ele era tão valorizado pela sua capacidade de adoçar cerveja que os senhores feudais alemães exigiam que seus camponeses fizessem pagamentos com cera de abelha.

curiosidades sobre o mel 2

9. Os diferentes tipos de mel são geralmente determinados pela fonte do néctar do qual ele foi feito.

10. Apicultores da França já chegaram a descobrir mel azul e verde, que foi produzido por abelhas que se alimentavam de resíduos criados na produção de M&M’s.

11. Em média, uma abelha produz 1/12 de uma colher de chá desse alimento ao longo da vida.

12. A apicultura na Ucrânia é uma atividade econômica importante. Aproximadamente 1,5% da população ucraniana (700.000 pessoas) estão envolvidas diretamente na produção.

curiosidades sobre o mel 3

13. Ele pode ser muito mais eficaz na supressão da tosse do que muitos xaropes.

14. Existia um costume na Inglaterra de dar às abelhas uma fatia de bolo de casamento, caso contrário, os ingleses da época acreditavam que as abelhas parariam de produzir mel.

Curtiu essas curiosidades? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!