Você conhece David Hahn e seu reator nuclear? Bom, falaremos sobre ele nesse texto. Existem pessoas com talentos incríveis em todo o mundo. Alguns gostam das letras, outros dos números, outros da arte e há quem curta mesmo as fórmulas de física e química. Eu mesmo, prefiro escrever, mas admito que seria muito legal entender as fórmulas da física que trata sobre o universo e como a química age de forma excepcional em nossas vidas. No artigo de hoje, falaremos sobre um garoto que ultrapassou todos os limites da nossa imaginação na época em que ainda estamos na escola. Esse, é com certeza um dos nerds mais inteligentes que você já leu sobre.

Os hobbies peculiares das pessoas mais inteligentes vão desde jogar xadrez sozinho, a escrever livros, criar teorias e etc. Com David Hahn não era muito diferente. Ainda pequeno, ele demonstrou um grande interesse por ciência e foi se aproximando cada vez mais dessa matéria, tomando uma grande paixão após ganhar um livro dado de presente do seu avô: esse falava sobre experiências e reações químicas. Porém, poucos imaginariam que David Hahn iria levar essas experiências tão a sério a ponto de criar um laboratório no porão de casa.

Ele havia se preparado como um verdadeiro cientista. David Hahn contava com tubos de ensaio, pipetas, bicos de Bunsen e vários outros apetrechos para as suas experiências. Seu trabalho como entregador de jornais e trabalhos pela vizinhança era como ele conseguia dinheiro para comprar os equipamentos e isso tem uma enorme importância para a trajetória do menino pródigo. Ele ficou conhecido como o “Escoteiro Nuclear” e foi chamado por muitos de jovem gênio, já que muito cedo aprendeu a produzir nitroglicerina e aos doze anos lia livros de química com nível universitário.

reator nuclear

E em meio a tantas descobertas e experiências, David acabou provocando um incêndio em seu acampamento de escoteiros a tentar produzir fogos de artifício e outro em sua própria casa. Esse foi o estopim para que sua mãe lhe obrigasse a transferir o laboratório do porão para um barracão no quintal. Após muitos anos de “brincadeiras” com a ciência, ele resolveu testar um novo projeto e esse era um pouco mais sério. Aos 17 anos, ele decidiu que queria ganhar novos distintivos como escoteiro. Para isso, ele resolveu construir um reator nuclear. Foram dois anos para montar o reator e conseguiu os detalhes de como fazer isso se passando por um professor de física. Ele ainda contatava regularmente a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (sem que eles soubesse que se tratava de um garoto de 17 anos).

reator nuclear 1

David Hahn decidiu desativar o reator após perceber que os níveis de radiação estavam crescendo tanto em sua casa como e locais próximos dali. Vizinhos notaram que havia algo estranho e chamaram a polícia e foi quando ficou claro tudo o que havia acontecido. Se não tivesse sido desativado, o reator nuclear do jovem poderia ter espalhado radiação em uma área com 40 mil moradores. Ele chegou a ser processado, mas as acusações foram retiradas. Anos depois, ele se juntou a Marinha e serviu por 4 anos, depois serviu por mais três anos como Fuzileiro Naval. David faleceu devido a uma intoxicação alcoólica, aos 39 anos.

E aí, conhecia essa incrível história? Deixe nos comentários!