Eu escrevo aqui para vocês todos os dias e para isso, preciso estar com meu português bem afiado… Porém, algo que sempre me deixa com muita dúvida é o uso da crase. Quando devo usa-la? Quando não posso usa-la? Existem situações onde ela é opcional? Tudo isso descobriremos agora mesmo!

Pois bem, a crase serve para sinalizar que foram unidas a preposição ‘a’ a um artigo definido ‘a(s)’ ou pronomes demonstrativos iniciados em ‘a’ como ‘aquela (s)’, ‘aquele (s)’, aquilo ou ainda o pronome relativo ‘a qual (as quais)’. Ou seja, sinaliza que foram unidas a preposição A ao artigo A para que você sabia que existem DOIS ‘a’s ali, cada um com sua função. Agora que você sabe para que a crase serve, que tal aprender como aplica-la?

Minha professora de português do ensino médio tinha uma estratégia maravilhosa para esses momentos: Quando o cachorro latir, use a crase. O QUE? Veja bem.

como devo usar a crase tricurioso 1

Fui à farmácia. Se você substituir a palavra ‘farmácia‘ pela palavra ‘cachorro‘ verá que o ‘à’ se transforma em ‘ao’. Sempre que isso acontecer (ou seja, sempre que o cachorro latir – ao), utiliza-se crase.

Fui ao cachorro. Entendeu? Mais alguns exemplos.

Assisti à peça que está em cartaz. Assisti ao cachorro que estava em cartaz. Latiu, vai crase! Não precisa fazer sentido, é apenas um truque mental para que você lembre na hora da prova, do vestibular ou em qualquer situação em que precisa escrever.

DETALHE IMPORTANTE!

Existem casos em que o uso da crase é obrigatório, são eles: expressões que indicam horas, locuções à medida que, às vezes, à noite, etc, ou ainda à moda.

Quando eu não usarei crase?

Você NUNCA usará crase nos seguintes casos:

– Antes de palavras masculinas;
– Antes de verbos
– Antes de pronomes pessoais
– Antes de nomes de cidades que não utilizam artigo feminino
– Antes da palavra casa com significado de lar
– Antes da palavra terra quando o sentido for solo
– Antes de expressões com palavras iguais como dia-a-dia, por exemplo.

Gostou? Me conta depois nos comentários se foi útil, ta bem? Comente!