Há poucos minutos abri um guarda-chuva totalmente enferrujado e Dudu gritou, espontaneamente, TÉTANO! Mas o que diabos é isso? Como se contrai a doença? Como trata-la? É o que iremos descobrir!

Causa do Tétano

Então, o tétano é causado por uma bactéria chamada Clostridium tetani que é facilmente encontrada no solo, poeira e em fezes de animais. Para sofrer com a infecção do tétano é necessário que você tenha contato com a bactéria que entra em seu organismo por meio de feridas ou ferimentos. Essa micro-organismo se espalha por sua corrente sanguínea e produz um tipo de veneno chamado tetanospasmina que bloqueia sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, assim causando espasmos intensos que podem romper a musculatura ou até mesmo causar fraturas na coluna. Para evitar este tipo de transtorno, você precisa ser vacinado (duas doses) e estar sempre alerta ao se ferir com algum objeto sujo ou enferrujado. Se infeccionar ou apresentar inchaço, corra para o médico imediatamente.

causa tetano tratamento tricurioso 1

Sintomas do Tétano

Após ter contato com a bactéria e desenvolver a infecção, pode levar de uma a três semanas para os sintomas aparecerem. O período de incubação desta bactéria leva entre sete e oito dias. Como sintomas desta doença temos:

– Febre
– Hipertensão
– Batimentos cardíacos acelerados
– Sudorese
– Rigidez dos músculos do abdômen, do pescoço e da nuca
– Rigidez e espasmos no maxilar
– Espasmos corporais dolorosos que duram diversos motivos e que, em geral, são causados por barulhos, luz ou toque

Tratamento

Se você se feriu e observar uma infecção, corra para o médico imediatamente. Se for apenas uma infecção leve, ele irá auxilia-lo a limpar corretamente o ferimento e você irá sofrer menos. Agora, se for tétano, quando mais rápido você procurar um especialista, melhor será. Então, SEMPRE procure um médico nessas situações, não espere pelo pior.

Isso porque, infelizmente, o tétano não tem cura. Logo, a única coisa que poderá ser feita é tratar o ferimento onde estão os esporos da bactéria, isso além de utilizar medicamentos que tratem os sintomas. O médico irá prescrever medicações como antitoxinas, antibióticos e sedativos para que você sinta menos dor, tudo depende da infecção e da extensão do ferimento. Então, ele irá limpar toda a região machucada, fornecendo assim uma completa higienização do ferimento.

causa tetano tratamento tricurioso

Após, o médico também deve receitar medicamentos que auxiliem a acalmar os espasmos e outros que sejam necessários para conter os sintomas. Sempre siga a risca toda e qualquer orientação do profissional de saúde que atende-lo e JAMAIS utilize medicação por conta. Se sentir outros sintomas, informe seu médico imediatamente e peça auxílio para diminui-los com medicação. Auto-medicação é uma prática extremamente perigosa e pode piorar muito o seu quadro. O que deu certo para seu amigo ou familiar pode não dar certo para você e a sua vida precisa ser seu bem mais precioso.

Prevenção

Muito melhor do que tentar tratar uma doença sem cura é preveni-la. Mantenha sempre sua vacinação em dia, são duas doses com intervalo de 10 anos entre cada uma. Tomar as duas doses é essencial para que você não desenvolva a doença. Além disso, sempre que acabar se ferindo, limpe bem o machucado para evitar qualquer chance da bactéria se proliferar. Se você se machucar em área externa com sujeira ou terra, consulte um médico e verifique se há chance de ter contraído a doença.

Ao contrário do que muitos acreditam, não é a ferrugem que causa o tétano, mas sim a sujeira a qual esses objetos em geral estão expostos. Então, não basta apenas ficar longe de pregos ou objetos com ferrugem, qualquer objeto sujo pode causar a doença. Fique alerta.

Gostou das informações? Comente!