Adoro o conceito de um farol, aquele que dá luz, que guia os navegantes nos escuros e confusos mares. Porém, você já parou para pensar em qual seria o mais antigo farol do mundo ainda em atividade? Quanta história não teria esta bela obra? É isso que vou contar hoje para você.

O mais antigo farol ainda em funcionamento se chama Torre de Hércules, este fica no extremo Norte de uma península chamada corunhesa, fica a 1600 metros do centro de Corunha, na Galiza, Espanha. Esta belíssima torre faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, foi construída pelo império romano e é o único desta era que ainda funciona.

O farol foi construído durante o Século II na cidade chamada Brigâncio a mando dos imperadores Trajano e Adriano, foi arquitetado por Gaio Sévio Lupo que nasceu em Emínio (atual Coimbra). A função do farol era justamente servir para auxiliar os navegantes. Porém, durante a Idade Média, a torre perdeu sua função, tornando-se fortificação. Após, em 1682 o duque de Uceda ordenou que o arquiteto Amaro Antune fizesse um restauro completo na estrutura que agora ganharia uma escada de madeira para atravessar as abóbadas da parte superior onde haviam pequenas torres incumbidas de suportar o farol. Foi durante o o reinado de Carlos IV de Espanha que a reconstrução foi completa, iniciando a obra em 1788 e terminando em 1791 ao seguir um estilo neoclássico arquitetado por Eustaquio Giannini. Em 27 de junho de 2009 o Farol de Hércules tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

farol mais antigo em funcionamento tricurioso 1

Como é esta torre?

Antes da reforma, a torre possua seu corpo em formato de prisma enquanto sua base era quadrada. O exterior tinha um muro de pedra com duas portas e janelas assimétricas até o piso superior. Hoje a torre tem uma planta quadrada e 68 metros de altura, sendo composto por três corpos. O primeiro, inferior, é quadrado e possui 11,60 metros de largura e 34,60 metros de altura. Já o segundo, intermediário, possui menores dimensões e é octogonal. Por último, o terceiro, é menor ainda e também é octogonal, suportando uma construção cilíndrica de vidro que protege a lanterna do farol. São 242 degraus até a belíssima vista panorâmica do oceano Atlântico tocando a linha da costa.

Lendas? Adoro lendas!

Como toda a construção que leva um nome mítico, esta não poderia deixar de ter suas lendas por trás. Uma delas narra a história de Hércules que teria chegado de barco até às costas que rodeiam o espaço onde hoje fica a torre. Ali, precisamente, ele enterrou a cabeça Gerião após vencê-lo em um bravo combate. Caso você não saiba, Gerião era um rei Brigâncio tirano que exigia metade dos bens de todos os seus súditos, até mesmo de seus próprios filhos. Então, a população cansada pediu o auxílio do herói Hércules que prontamente atendeu o chamado, assim o vencendo em batalha e o enterrando. Após isso, ergueu a Torre de Hércules como um túmulo. Esta lenda pode ser encontrada no conhecido escudo de Corunha que fica próximo ao farol.

Interessante, não é mesmo? Comente!