Seja em reuniões de família ou em uma roda de amigos é muito provável que o dominó esteja presente. O jogo de estratégia que nos permite não só desafiar nossos oponentes, mas também brincar de fazer torre ou até mesmo alinhar todas as peças em pé e em sequência para derrubar, quem nunca fez isso? Mas seja onde for e da forma que for, sem dúvida alguma o dominó é o maior sucesso e esse jogo é muito mais antigo do que possamos imaginar.

O dominó surgiu por volta de 243 a.C a 183 a.C e foi criado por um soldado chinês chamado Hung Ming, acredita-se que ele foi inspirado no dado que surgiu bem antes. O sucesso mesmo veio quando o jogo chegou na Europa no século XVIII e a corte italiana usava ele como passatempo. Muitos acreditam que o nome teria se originado da expressão “domino gratias” que no português significa “graças ao Senhor” e era muito utilizada pelos Padres europeus quando queriam celebrar alguma vitória.

história do dominó tricuriosoOs primeiros dominós eram feitos com ébanos e pontos de marfim para poder formar os números. Atualmente o dominó é jogado por praticamente todos os povos e pode ser fabricado dos mais diversos tipos de materiais, sendo os mais comuns: osso, madeira e até mesmo plástico. O conjunto mais comum de dominó e também o mais jogado e possui 28 peças. Existem várias formas de jogar, uma delas que é sem dúvida alguma a mais jogada é o desafio em dupla formado por quatro pessoas, onde cada pessoa pega 6 peças e as 4 peças restante ficam fora do jogo e recebem o nome de “dorme”. Em São Paulo é muito comum que encontre 4 pessoas jogando, cada uma por si, o que pode tornar o jogo um pouco mais atrativo.

O Dominó deve ainda durar bem mais tempo aí pela frente, cativando mais e mais gerações e mantendo o padrão de sempre: um jogo simples porém estratégico. Algumas empresas tem lançados diversas outras formas do jogo, seja ela para crianças menores ou até mesmo um jogo com mais peças e com um nível de dificuldade maior.

E você, gosta de jogar dominó? Compartilha e comenta esse post!