Talvez nenhuma outra pessoa na história do mundo das acrobacias e do entretenimento motociclístico tenha deixado uma marca na memória de tantas pessoas quanto Evel Knievel. Hoje nós vamos explorar um pouco da vida desse artista performático que fez acrobacias tão incríveis em uma simples motocicleta e que sobreviveu a tantos acidentes que levou muita a gente acreditar que ele fosse realmente invencível.

Robert Craig Knievel Jr, mais conhecido pelo nome artístico “Evel Knievel”, nasceu em 1938 na cidade de Butte, no estado americano de Montana. Knievel sempre foi fascinado por espetáculos promovidos por pilotos de motocicletas. Esses artistas se envolviam em acrobacias extremamente perigosas com o objetivo de entreter o público presente. Inspirado por suas proezas, Evel resolveu saltar de rampas caseiras com sua bicicleta quando ainda era jovem, mudando para as motocicletas anos mais tarde.

quem foi evel knievel 1

Em 1966, ele passou a realizar as suas próprias apresentações. A atração central do seu show geralmente consistia em um salto de moto extremamente ousado. Ele acelerava para subir em uma rampa que o fazia viajar por uma série de objetos e tentava pousar com segurança em uma segunda rampa do outro lado. Ao longo de sua carreira, ele tentou mais de 75 saltos de moto. Evel Knievel ganhou uma notoriedade ainda maior quando tentou saltar sobre a fonte do Caesar’s Palace, em Las Vegas. Sua tentativa foi transmitida pela televisão, o que lhe fez ganhar muito reconhecimento, mas infelizmente ele caiu ao pousar e passou quase um mês em coma. Não intimidado pelo fracasso, Evel Knievel continuou a tentar saltos ainda mais espetaculares, sendo o mais bem sucedido de todos realizado em 1975, mais especificamente no parque de diversões Kings Island, em Ohio. Nesse salto, ele saltou com sucesso sobre 14 ônibus!

No entanto, todo herói também conta com uma dose de fracassos. Por exemplo, em 1974, ele tentou atravessar o Snake River Canyon, em Idaho, em um foguete a vapor que era essencialmente nada mais que um míssil adaptado. Para a sorte de Evel, o paraquedas instalado no veículo funcionou perfeitamente, poupando a sua vida. Ao longo de sua carreira, Evel Knievel sofreu muitos ferimentos graves, incluindo um espantoso número total de 433 fraturas ósseas em toda a sua vida! Esse fato lhe rendeu um recorde mundial do Guinness por ser “o homem com o maior número de ossos quebrados da história”.

quem foi evel knievel 2

Durante o auge de sua carreira, os seus saltos de moto eram alguns dos eventos esportivos mais populares. Ele foi definitivamente um dos ícones culturais mais reconhecidos dos EUA na década de 1970, muito por conta das suas roupas com as cores, estrelas e listras que lembravam a bandeira americana. Curiosamente, Evel Knievel não morreu por conta das suas acrobacias ousadas. Ele faleceu em 30 de novembro de 2007, aos 69 anos, vítima de problemas respiratórios agravados por conta de uma diabetes.

Um grande artista, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!