É extremamente comum recorrer a métodos anticoncepcionais e hoje existem uma infinidade no mercado tanto para mulheres como para homens. É o caso do DIU, um dispositivo intrauterino capaz de impedir a concepção de bebês, hehe.

O DIU funciona através do impedimento do transporte e fixação dos óvulos no útero, assim diminuindo a eficácia dos espermatozoides que poderiam chegar até lá. Existem dois tipos: o DIU de cobre e o DIU hormonal. O DIU de cobre age ao deixar o endométrio mais fino, o que impede a fixação do óvulo caso seja fecundado. Já o DIU hormonal age na alteração do muco cervical e também da cavidade uterina, da mesma forma atrapalhando a fixação.

Você pode usar o método em qualquer idade desde que não seja mais virgem, após a colocação é importante ficar de olho já que existe o risco de expulsão em mulheres mais jovens do que 20 anos, então sempre consulte seu ginecologista de confiança e ouça seus conselhos. Caso você possua alguma má formação uterina, útero muito pequeno ou ainda histórico de infecção uterina, não é indicado o uso do dispositivo.

o que e diu tricurioso

Muitas mulheres tem dúvidas quanto a dor na aplicação, porém saiba que a aplicação é muito semelhante a um exame pré-câncer de rotina. O dispositivo também não atrapalha em nada das relações sexuais, mesmo quando o fio que facilita sua retirada é aplicado. Outra informação importante é que o método não é abortivo pois a fecundação não chega a ocorrer. Ele também não interfere no libido, pode ser usado após o parto seguindo as indicações do seu médico, não irá prejudicar sua fertilidade futura e não provoca câncer.

Curiosidades esclarecidas? Pronta para colocar seu dispositivo intrauterino? Comente!