A queloide é uma espécie de cicatriz elevada que surge após traumas como queimaduras, cortes cirúrgicos, vacinas, ferimentos e até mesmo colocação de piercing ou tatuagem. Ele se forma em função da produção de colágeno em excesso na pele quando o ferimento esta cicatrizando, isso ocorre em função de problemas no processo de regeneração da pele, o que acarreta em problemas estéticos.

Se você está em dúvida do que é uma queloide, ela tem coloração avermelhada ou escurecida, textura grossa e dura, causa dor e coceira. As queloides só ocorrem em pessoas que já possuam esta predisposição genética e caso ocorra com você, é importante sempre avisar os médicos caso vá fazer um procedimento cirúrgico para evitar possíveis complicações. Elas podem surgir no ombro, costas e mamas, é comum acontecer em aplicação de piercing no nariz e também em outras regiões.

o que e queloide tricurioso 1

Para se livrar deste incômodo, é importante ir ao médico e informar o que está acontecendo. Apesar de não ocorrer quaisquer malefícios a saúde, a queloide pode ser incômoda e para ser retirada existem algumas pomadas e dependendo da situação, podem ser necessárias cirurgias plásticas, tratamentos com laser, crioterapia (congelamento com nitrogênio líquido) ou ainda radioterapia. Medicações com corticoide costumam ajudar a diminuir a inflamação e podem auxiliar na cicatrização mais eficiente. De qualquer forma, procure seu médico e peça ajuda, não faça nada sozinho.

Você já passou por isso? Comente!