Os vulcões geralmente são o centro do folclore e de mitos supersticiosos onde quer que existam. Ao longo de toda a história, essas grandes montanhas propensas a erupções inesperadas que se transformam em cascatas de lava e cinzas sempre inspiraram e amedrontaram os humanos. No entanto, existe um vulcão que possui uma característica que supera todos os outros: expelir lava azul.

O Kawah Ijen é um dos vários vulcões localizados nos 20 km de comprimento do complexo vulcânico Ijen, que se localiza perto da costa oriental da Ilha de Java, na Indonésia. A caldeira de Kawah Ijen abriga um lago de crateras ácidas que constantemente vaza gases sulfurosos. À noite, os gases quentes queimam e emitem um brilho azul estranho que não é visto em nenhum outro vulcão no mundo (pelo menos não com essa intensidade).

o curioso vulcao que expele lava azul 1

Os gases emergem das fendas do vulcão com alta pressão e a uma temperatura que pode chegar até 600 ° C, de modo que quando entram em contato com o ar, eles se inflamam e produzem chamas de até 16 metros de altura. Alguns dos gases se condensam em enxofre líquido e continuam a queimar à medida que descem pelas encostas, dando origem ao curioso fluxo de lava azul.

o curioso vulcao que expele lava azul 2

Curiosamente, os gases sulfúricos de Kawah Ijen também são extraídos para a obtenção de enxofre. Os gases vulcânicos são capturados pelos mineradores locais e canalizados através de uma rede de tubos cerâmicos, o que resulta na condensação do enxofre fundido. O enxofre, que é vermelho escuro quando derretido, flui lentamente das extremidades desses tubos e piscinas no chão, ficando amarelo brilhante enquanto esfria. Os mineiros quebram o material resfriado em pedaços e o levam em cestos para uma refinaria próxima. Um trabalhador pode ganhar até 13 dólares por dia ao desempenhar esse tipo de trabalho.

o curioso vulcao que expele lava azul 3

Vale destacar que esses operários trabalham em condições extremamente perigosas e com proteção insuficiente. De fato, a maioria deles acaba desenvolvendo vários problemas respiratórios devido à inalação e expiração de vapores tóxicos. Às vezes eles atá trabalham à noite para escapar do calor do sol e ganhar uma renda extra.

Um fenômeno bem curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!